busin
Brasil

Março traz mais chuva para o Brasil



Análise para a primeira quinzena do mês (Foto: Reprodução/Terra)
Em 01/03/2017 às 18:40

Fevereiro terminou devendo muita chuva para a maioria das áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, onde normalmente a chuva é frequente neste mês. Faltou chuva no leste do Nordeste, mas fevereiro não é época de chuva nesta porção da Região. 

Março é o último mês do verão e encerra a quadra mais chuvos a do ano especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste . Mas é também o pico do período de chuva na porção norte do Brasil, abrangendo o Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e o Rio Grande do Norte .

O mês começa com intensificação de sistemas de baixa pressão atmosférica no Sul do país e a entrada de uma frente fria que deve conseguir chegar ao litoral da Região Sudeste. Isto vai estimular mais chuva sobre o Sul , sobre muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste . 

A Alta Subtropical do Atlântico Sul - ASAS - não terá uma influência tão extensa e forte no país, como ocorreu em fevereiro. A ASAS ganha força no começo de março entre a Bahia , o norte e leste de Minas Gerais e o Espírito Santo , onde as condições de chuva diminuem .

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também atua na porção norte do Brasil pelo menos no começo de março.


Terra

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário