busin
Economia e Negócios

BC considerou corte de juros maior na última reunião, diz ata


Selic foi reduzida em um ponto percentual, para 11,25% ao ano (Foto: Reprodução/Notícias ao Minuto)



O Banco Central avaliou realizar um corte maior na taxa básica de juros da economia, a Selic, já na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), informou a autoridade monetária na ata nesta terça-feira (18).

Na quarta-feira (12) da semana passada, a Selic foi reduzida em um ponto percentual, para 11,25% ao ano -o ritmo foi intensificado em relação a reuniões anteriores, quando o corte havia sido de 0,75 ponto percentual.

"Os membros do Comitê ponderaram sobre o grau de antecipação do ciclo desejado. Por um lado, argumentaram que a evolução da conjuntura econômica já permitiria uma intensificação do ritmo de flexibilização monetária maior do que a decidida nessa reunião", afirma a ata desta terça (18).

As incertezas e fatores de risco, por outro lado, fizeram o comitê optar por um corte menor.

"Por outro lado, os membros do Copom também argumentaram que, dado o caráter prospectivo da condução da política monetária, a continuidade das incertezas e dos fatores de risco que ainda pairam sobre a economia tornaria mais adequada a manutenção do ritmo imprimido nessa reunião".

O Copom afirmou também que o cenário atual pede que o ciclo de cortes na taxa seja antecipado.

"Os membros do Comitê reafirmaram o entendimento de que, com expectativas de inflação ancoradas, projeções de inflação em torno da meta para 2018 e um pouco abaixo da meta para 2017, e elevado grau de ociosidade na economia, o cenário básico do Copom prescreve antecipação do ciclo de distensão da política monetária". 

Noticiasaominuto

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário