busin
Cariri

Debate entre empresários discute potencial econômico e alternativas à crise no Cariri


Empresários se reúnem para debater potencial econômico do Cariri (Foto: Normando Sóracles)
Em 07/04/2017 às 06:00
Um evento promovido pelo Centro Universitário Unileão reuniu na noite desta quinta-feira (6), empresários, políticos e profissionais da imprensa para discutir o potencial econômico da região do Cariri. O encontro aconteceu no auditório do Campus Lagoa Seca da Unileão, em Juazeiro do Norte. 

O workshop teve como pronto principal elucidas os empresários segmentados no varejo, quais são as opções à crise financeira, e elucidar, frente aos números, exemplos e estudos de caso, sobre a potencialidade de crescimento da região do Cariri. 

Os palestrantes, portanto, aproveitando a presença de empresários de diversos ramos, mostraram os motivos pelos quais é necessário acreditar no lugar onde se vive. O Gerente de Negócios Estratégicos do Senac Ceará no Cariri, Isaac Coimbra, falou sobre o sucesso dos projetos do órgão na região. Ele destacou o "Pitadas, Saberes e Sabores", maior evento gastronômico da região nordeste e que este ano está na terceira edição em Juazeiro.

Renato Castro, representante da Tenco, empresa responsável pelo Cariri Garden Shopping, ressaltou que os pequenos comerciantes devem se relacionar como um grande time à favor do desenvolvimento regional. Renato destacou também que um dos objetivos do seu grupo é tornar o Cariri "uma grande marca conhecida no mundo todo". 

Ele destacou ainda que, dentre todas as regiões do interior onde a Tenco tem empreendimentos, nenhuma se compara ao Cariri em capacidade de crescimento e potencial econômico. Como receita de sucesso, Renato finalizou dizendo que "os três grandes pilares de um empreendimento de progresso tem de ser a cultura, o entretenimento e o desenvolvimento". 

Encerrando os ciclo de palestras de convidados, falou o Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceará, Freitas Cordeiro. Em um tom menos formal, Cordeiro destacou que é preciso haver paixão no negócio ao qual o empresário se propõe entrar. Segundo ele, esse é o primeiro passo para que se obtenha sucesso em qualquer empreendimento. 

O presidente da FCDL também assinalou algumas posições ocupadas pelo estado do Ceará nos rankings de exportação mundial, como maior exportador de Melão; 2ª maior exportador de ferro e aço (atrás do Espirito Santo); 2º maior exportador de flores (atrás de São Paulo) e líder em torrefação de café no Brasil. 

Ao final, o professor Jaime Romero, Reitor do Centro Universitário Unileão, destacou algumas ações da instituição voltadas para sustentabilidade e serviços voltados à população. Ele citou os 45 mil atendimentos realizados a cada ano à comunidade, os painéis de energia solar e a preparação gratuita de alunos da escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio.


Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário