busin
Cariri

Imagem do dia: Fé e penitência mantêm tradição do povo Juazeirense


Imagem do dia: Fé e penitência mantêm tradição do povo Juazeirense. (Foto: Felipe Azevedo/Agência Miséria)


Demonstrações da fé incansável do povo Juazeirense. Esse foi o principal destaque observado durante um dos dias mais emblemáticos da Semana Santa, a sexta-feira. A subida da Ladeira do Horto neste dia é a representação pulsante  do que gerou o desenvolvimento da Capital da Fé durante décadas, desde a chegada do Padre Cícero: a fé do povo.

Não há idade, profissão, classe social ou qualquer outra divisão. Subindo a estrada velha se vê desde crianças até velhinhos que, mesmo com dificuldades, mantém a tradição (ou promessa) de fazer o trajeto todos os anos, "enquanto houver saúde", dizem alguns.  

O espetáculo foi definido pelo antropólogo e pesquisador da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Antônio Mendes da Costa Braga, como "um dos fenômenos mais importantes da religiosidade popular brasileira". 

O professor do Departamento de Antropologia e Sociologia escreveu sobre a tradição juazeirense no artigo "A Subida do Horto: Ritual E Topografia Religiosa Nas Romarias De Juazeiro Do Norte, Ceará, Brasil". É um dos poucos trabalhos científicos disponíveis e que tratam da manifestação religiosa com profundidade. 

A série de reportagens sobre a Semana Santa do Site Miséria continua até amanhã, Domingo de Páscoa.


Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário