busin
Cariri

Inicia campanha de vacinação contra gripe nesta segunda-feira


Postos de vacinação na sede urbana e rural estão aplicando desde às 8h da manhã, professores das redes públicas e privadas também serão vacinados. (Foto: Reprodução/Google)



A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe, iniciou-se nesta segunda-feira (17), em Cedro. Os públicos alvos definidos pelo Ministério da Saúde irão receber a imunização gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), até 26 de maio, o “Dia D” está marcado para o dia 13 de maio.

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, enfatiza que a campanha é de vital importância e os pais devem imunizar seus filhos. “Estaremos imunizando os públicos-alvo da campanha e reforçamos a participação dos pais em vacinarem seus filhos”. O gestor municipal explica que a prevenção para os profissionais da educação é a novidade. "A vacina é a medida mais efetiva na prevenção da gripe e, este ano, vamos imunizar também os profissionais da educação, que antes não eram contemplados".

De acordo com a coordenadora Municipal de Imunização, Mirella Maciel, a campanha está começando mais cedo para prevenir um surto de H1N1, como aconteceu no ano passado. “As vacinas serão oferecidas nos postos de saúde para prevenir a população do surto de H1N1”. Para receber a vacina é importante levar o cartão de vacinação.  Já os professores ativos deverão procurar os postos de saúde, munidos de documento de identificação com foto e declaração da instituição de ensino onde trabalha.

Grupos de risco

O grupo de risco é composto por crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mães com bebês de até 45 dias, trabalhadores da saúde, idosos, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas. A vacinação contra a Influenza é uma recomendação do Ministério da Saúde e acontece anualmente em todo o território nacional.

A Secretaria de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, informa que os profissionais estarão à disposição para receber a população e destaca que a vacina é segura. “A vacina contra gripe é segura e não causa a doenças. Em alguns pacientes podem ocorrer dores e sensibilidade no local da aplicação, geralmente resolvidas em dois dias”.

O que é a Influenza da Gripe?

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). 

Assessoria de Imprensa

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário