busin
Cariri

No Cariri Nova Olinda é destaque na área do turismo.


Apesar do nome fazer referência à juventude, Nova Olinda já é uma senhora que completa 60 anos de emancipação (Foto: Guto Vital/Agência Miséria)

Foi em 14 de abril de 1957 que o então distrito de Santana do Cariri foi emancipado politicamente. Apesar do nome fazer referência à juventude, Nova Olinda já é uma senhora que completa 60 anos de emancipação. Conhecida pela história, pelas belezas naturais e pelo povo hospitaleiro Nova Olinda é uma das 65 cidades brasileiras indutoras do turismo nacional.

No Ceará é uma das quatro cidades reconhecidas pelo Ministério do Turismo - Mtur. A pequena cidade da região do Cariri se destaca pelos atrativos. O museu Expedito Celeiro é um deles. Lá os visitantes conhecem um pouco da história do vaqueiro nordestino, do ciclo couro e do artesão de 77 anos que continua em plena atividade. No lugar existem peças produzidas por ele, equipamentos antigos e fotografias. Não há um número oficial, mas estima-se que mensalmente centenas de pessoas visitem o espaço. Outro ponto turístico de Nova Olinda é a Fundação Casa Grande.

O Memorial do Homem Kariri resgata a história dos costumes, lendas e dos primeiros habitantes da região. Além dos locais já consagrados um novo museu está sendo implantado na cidade. É a casa de Antonio Jeremias Pereira, que foi um dos articuladores da emancipação política de Nova Olinda e um dos primeiros prefeitos do município. Nas últimas décadas a cidade cresceu, se desenvolveu, porém ainda há muitos desafios e conquistas pela frente.

Por Hugo Delion
Miséria.com.br

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário