busin
Tecnologia e Games

Executivo do YouTube fala sobre sucesso dos vídeos sobre esporte


Ele comentou a importância do público no processo de sucesso da plataforma, e explicou como essa se transformou em uma janela de oportunidades (Foto: Divulgação)


Eduardo Brandini, vice-presidente de Parcerias de Conteúdo do Youtube Brasil, trouxe à tona discussões sobre o mundo digital, em especial na esfera da produção audiovisual, durante uma palestra nesta terça-feira (9), no segundo dia da Semana de Evolução do Futebol.

Responsável pela relação do Youtube com emissoras de televisão e produtores de conteúdo, Brandini comentou a importância do público no processo de sucesso da plataforma, e explicou como essa se transformou em uma janela de oportunidades. Ele fez um questionamento à plateia antes de começar a desenvolver sua apresentação.

O que é mais importante? Conteúdo ou distribuição? Eu acredito que desde a revolução das mídias sociais, que a gente tanto conversa, esse tem sido o embate dos últimos anos. O que é mais relevante? Onde distribuir meu conteúdo ou ter meu conteúdo e distribui-lo de outra forma? O que é mais importante é a audiência. E vocês são os donos da audiência – afirma Eduardo.

Para o profissional digital, o YouTube representa uma plataforma na qual todo mundo pode produzir o próprio canal, expressar opiniões e contribuir com conteúdo. Mais do que uma ferramenta de vídeo, o YouTube é visto como uma plataforma de busca. Inclusive, o Youtube é a segunda maior plataforma de buscas do mundo, atrás apenas do próprio Google. 

Sobre a relação da rede social com o esporte mais popular do mundo, Eduardo Brandini estabelece alguns conceitos.

Futebol no YouTube é uma estratégia de negócio. Estratégia de distribuição, de promoção, de interação e também de monetização – opinou Brandini.

Para concluir a palestra, Eduardo deu sequência às comparações com o futebol e justificou um dos fatores que pode contribuir para o crescimento da plataforma. De acordo com ele, os youtubers ou canais, que seriam equivalente às equipes, jogam por um mesmo objetivo, e podem se ajudar no caminho, mesmo que sejam "concorrentes".

A mensagem importante aqui é a de colaboração. No futebol são 11 pessoas trabalhando em conjunto. No caso do YouTube, o jogo muda um pouco. Além do seu time, você pode contar com o time do adversário. É justamente o “adversário” que pode te ajudar a mudar ou virar o jogo – explica Brandini sobre goleadas,  isto é, sobre contagem de visualizações dos vídeos. 


noticiasaominuto

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário