busin
Ceará

Moradores colocam a “mão na massa” e transformam rampa de lixo em canteiro arborizado


Os próprios moradores fizeram o plantio. (Foto: Reprodução/Tribuna do Ceará)


Um canteiro entre as ruas 1.088 e 1.086, no Conjunto Ceará, em Fortaleza, ganhou novos ares. Antes usado como rampa de lixo, agora está sendo revitalizada pelos próprios moradores.

A iniciativa foi da aposentada Maria Cleide Laurindo e do colega morador Silva Neto. “Tinha gente doente, tava cheio de rato, o lixo era alto mesmo, muito lixo. O que você imaginar tinha, até urubu. Tem móveis, comida. Tava incomodando muito”, lembra Cleide.

Ela conta que alguns moradores costumavam jogar o lixo ali, mas a maior parte vem de fora. “Vemos gente de carro deixar lixo aqui. A rampa fica por trás da cozinha do Hospital Nossa Senhora da Conceição, a gente pensou em pintar o muro do hospital porque tá horrível, preto”.

A aposentada mobilizou os moradores pela causa para deixar as ruas mais agradáveis. Ela ajuda a arrecadar o dinheiro para comprar o material. “Eu fiz uma lista de moradores e pedi ajuda para comprar estrume, tinta”, conta. Os trabalhos foram iniciados no último domingo (7). Os moradores ajudaram no plantio para arborizar o espaço. “Estamos finalizando o trabalho. Já está arborizado e vamos pintar os pneus”.

A expectativa é que, com a ajuda dos moradores, o espaço se mantenha limpo, com fiscalização do espaço e revezamento para aguar as plantas. Por enquanto, a iniciativa está fazendo sucesso. “Os moradores amaram a ideia, todo mundo que passa elogia. Mas alguns ficam com medo de continuar jogando lixo. Com ajuda a gente vai mantendo”, conclui Cleide.

TribunadoCeará

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário