busin
Ceará

RMF tem água somente até 2018


Teixeira mostrou-se preocupado com a situação hídrica do Ceará e busca aporte financeiro para obras. (Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)



O secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco Teixeira, reforçou, nesta quinta-feira (11), que a Região Metropolitana de Fortaleza somente possui água suficiente para abastecer a população até a próxima estação chuvosa, isto é, até o início de 2018.

Teixeira afirmou que é preciso continuar racionando água, pois o principal açude responsável por abastecer a RMF, o Castanhão, localizado em Alto Santo, está com apenas 6% de sua capacidade.

“Nós temos um aporte razoável na Região Metropolitana, o que nos dá a condição, fazendo o uso racional da água, de chegarmos até a  próxima estação chuvosa se continuarmos com a tarifa de contingência e com todos os instrumentos de gestão da demanda”, frisou o secretário.

Para buscar melhorias para a situação hídricas do Estado, Francisco Teixeira reúne-se, em Brasília, como Ministério da Integração, para tentar a liberação de recursos para o Cinturão das Águas e instalação de adutoras no interior do Ceará.

Atraso na Transposição

O secretário comentou ainda a situação das obras do Eixo Norte, última etapa das obras de transposição do Rio São Francisco que trará água para o Ceará. Após a licitação,o Ministério da Integração inabilitou os dois primeiros consórcios mais bem colocados e concedeu vitória ao terceiro colocado, o consórcio Emsa-Siton. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF).

“Deus queira que o Ministério consiga logo resolver isso e dê a ordem de serviço para reiniciar a obra para ver se em 6 meses ou até o final do ano essa água chegue aqui, porque ela é muito importante para nós”, finalizou.

DiariodoNordeste

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário