busin
Cariri

Cinco cidades terão sinal digital a partir de setembro



Transmissão analógica será encerrada em Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha (Foto:Reprodução/Google)

O sinal analógico,responsável pela transmissão de sinal da TV aberta, está com os dias contados. Em 27 de setembro, os municípios de Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha darão adeus a essab tecnologia, que dará lugar ao sinal digital, já em funcionamento. Com isso, as televisões mais antigas, paraexibiram a programação da TV aberta, necessitarão de um aparelho à parte. Cerca de 110 mil kits estão sendo distribuídos gratuitamente, em toda a região, para beneficiados de programas do Governo Federal. A maioria das TVs mais modernas, fabricadas a partir do ano de 2010, possui o conversor embutido. A previsão é que, até o ano de 2023, todo o país tenha o sinal digital.

A principal diferença entre o sinal analógico e o digital é que o segundo transmite imagem e som com mais qualidade, extinguindo
chiados e riscos na tela. Além disso, de acordo com Carla Prata, mobilizadora da Seja Digital nos municípios do Cariri, a transição promete melhorias nos sistemas de telecomunicação graças à limpeza da radiofrequência. "Estamos limpando a radiofrequência de 700 MHz, então isso vai melhorar consideravelmente todo o sinal de telefonia móvel. Estaremos chegando ao patamar dos países de primeiro mundo que já fizeram essa migração, como Estados Unidos e Japão", explica. Televisões que possuam antena parabólica ou TV por assinatura não precisarão do conversor digital para seu funcionamento.

Organização Não-Governamental responsável por operacionalizar e mobilizar a migração da TV analógica para a digital. Como destacou Carla, as famílias inscritas em programas do Governo Federal poderão receber, gratuitamente, o kit conversor. Para isso, precisam acessar o site http://www. sejadigital.com.br ou telefonar para o número 147. Com o contato, há o cadastramento e agendamento para recebimento do kit. "Nossa intenção é que não fique ninguém de fora. As famílias que não estiverem preparadas para receber esse sinal digital a partir de 28 de setembro não vão mais ter sua televisão aberta", enfatiza.

Carla cita que os inscritos concorrem a cinco TVs de 40 polegadas semanalmente e, ao final de setembro, concorrerão a dois cartões de crédito no valor de R$ 500 mensais durante um ano. Há, ainda, um concurso voltado para estudantes do 1º ao 9º ano matriculados em escolas públicas e privadas do Ceará, que podem ser premiados com TV, kit digital e tablet. Para tanto, devem se inscrever no site https://alunodigital.tv.br ou escrever para concurso@sejadigital.com.br.

Jornal do Cariri


Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário