busin
Ceará

Iguatu promove semana do bebê


(Foto: Assessoria de Comunicação)

A Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Hospital Regional de Iguatu e a Atenção Primária dedica esta semana para chamar a atenção para os cuidados com a primeira infância com atividades voltadas à Saúde do Recém Nascido, tendo como proposta reunir profissionais da área da saúde, autoridades locais, gestantes e as famílias em geral para, assim, prevenir os riscos e incentivar as práticas do cuidado nesta etapa da vida, reduzindo assim a mortalidade infantil no município.

A ideia principal é desenvolver estratégias para uma atenção de excelência à criança, garantindo uma primeira infância saudável e segura. Com uma programação que teve início dia 23 e vai até o dia 27 deste mês, diversas atividades tem sido desenvolvidas com o objetivo de contribuir para as garantias dos direitos dos bebês e das gestantes, elaborando informações e realizando ações que contribuem para a saúde, a alimentação, a educação e o desenvolvimento da primeira infância.

 O tema deste ano "Para uma Primeira Infância Protegida" tem o propósito de levantar a reflexão sobre o desenvolvimento do bebê desde o primeiro dia de gravidez, período fundamental para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. A atenção integral nessa faixa etária tem um resultado decisivo nos métodos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que induzirão a vida afetiva, profissional e social.

A programação, que acontece em todo o município, inclui palestras, oficinas, orientações, atividades lúdicas com as crianças, entre outras ações. O evento de abertura aconteceu nesta segunda-feira, no Hospital Regional de Iguatu. Dentro da programação elaborada, a Secretaria da Saúde promoveu ainda a Semana Especial do Bebê, com ações e cuidados aos recém-nascidos do distrito de Alencar. A secretária da Assistência Social, Eliane Braz e o Presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Mário Rodrigues, participaram desse momento.

Trabalhos como esses buscam assegurar, por meio de políticas públicas, os direitos a uma infância de qualidade através de importantes metodologias de mobilização junto à sociedade em prol dessa proteção.  

Um dos atos representativos que marcou o evento foi a condecoração do Bebê Prefeito, primeiro bebê nascido nesta semana de parto normal que está em aleitamento materno exclusivo. Ele recebe, de maneira simbólica, a chave da cidade. Haverá também a escolha do Bebê Modelo, o eleito será aquele que recebe os melhores cuidados por parte da família. 

Assessoria de Comunicação


Livre de vírus. www.avast.com.

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário