busin
Economia e Negócios

Após 4 anos de quedas, venda de veículos novos no Brasil deve subir 9% em 2017



Venda de carros novos deve crescer após 4 anos de quedas consecutivas (Foto: Mike Blake/Reuters)

A indústria brasileira de veículos voltou a elevar vendas de modelos novos em dezembro, ajudando a encerrar 2017 com alta de 9%, o primeiro crescimento depois de quatro anos seguidos de quedas, informou nesta quarta-feira (3) uma fonte do setor com acesso a dados de emplacamentos.

Os dados oficiais serão divulgados na quinta-feira (4) pela federação dos concessionários, a Fenabrave.

As vendas de veículos novos em dezembro no país somaram 212,6 mil unidades, informou a fonte, citando dados preliminares.

Com as vendas de dezembro, a indústria teve 2,24 milhões de licenciamentos de veículos novos em 2017 ante 2,05 milhões em 2016. O pico registrado pelo setor ocorreu em 2013, com 3,8 milhões de veículos novos vendidos.

A indústria automotiva, responsável por cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e por 22% do PIB do setor de transformação nacional, tem uma capacidade instalada de 5,05 milhões de veículos por ano.

O resultado no ano passado ficou ligeiramente acima das 2,20 milhões de unidades previstas pela associação das montadoras (Anfavea) para 2017 e dentro das expectativas divulgadas pela Fenabrave.

Para 2018, a expectativa da Anfavea é de aceleração do crescimento, apesar da volatilidade a ser gerada pelo processo eleitoral, afirmou o presidente da entidade, Antonio Megale, no início de dezembro.

Na ocasião, ele comentou que o setor espera um crescimento de dois dígitos nas vendas no mercado interno sobre 2017.

Fonte: Reuters


Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário