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Ciências e Saúde

O que comer antes e depois do treino? Nutricionista responde



Uma dúvida faz parte do cotidiano de todo praticante de atividade física, seja atleta ou não. Para falar a verdade, a dúvida entre o que fazer ou não no período anterior ou posterior ao treino é um debate importante.
Imagine duas situações:
1. Falta meia hora para o treino. Você:
a) Come alguma coisa. 
b) Vai treinar sem comer.
2. O treino acaba. Você:a) Come alguma coisa.
b) Continua sem comer.
Em Alagoas, o GloboEsporte.com não quis ficar em dúvida e procurou um especialista para conversar sobre esse assunto. Rinaldo Caporal é nutricionista, faixa preta de jiu-jitsu e, logo no começo da entrevista, adiantou:
- Não há uma refeição mais importante dentro do dia a dia de uma pessoa, seja atleta ou não (aperte o play no vídeo abaixo).
Rinaldo Caporal responde: é mais importante a dieta como um todo ou o horário da refeição?
Pré e pós-treino: importantes?
-
 São refeições, não têm um impacto muito grande em praticantes de atividades físicas. Para a maioria das pessoas, inclusive, são refeições supervalorizadas. Para atletas, podem ser muito relevantes se levarmos em consideração períodos que envolvam maior volume de treino, porque pedem maior volume energético, principalmente logo antes e logo depois da sessão de treino. A grande maioria das pessoas que vem ao meu consultório são praticantes de atividade física, pessoas que querem melhorar a composição corporal e qualidade de vida. Para essas pessoas, não importa se comem carboidrato antes ou depois do treino. É irrelevante. Não tem nada, do ponto de vista científico, que diga que a pessoa “normal” precisa comer antes ou depois do treino. O todo da dieta é muito mais importante, incluindo para atletas.
Competições como o Iron Man vêm tendo mais adesões (Foto: Josué Seixas/GloboEsporte.com)Competições como o Iron Man vêm tendo mais adesões (Foto: Josué Seixas/GloboEsporte.com)Competições como o Iron Man vêm tendo mais adesões (Foto: Josué Seixas/GloboEsporte.com)
O que diferencia um praticante de atividade física de um atleta?
- Basicamente, o objetivo. Se a pessoa tem o objetivo de competir em uma determinada modalidade ou pretende um aumento de performance, se enquadra mais em um perfil de atleta. Para essas pessoas, há uma demanda energética maior, principalmente na forma de carboidrato, que é um macronutriente na qual a ingestão confere maior performance para o atleta (de um modo geral), considerando que ele já esteja num percentual de gordura adequado. Se o indivíduo é um praticante de atividade física, tecnicamente, tem um gasto energético menor. É uma pessoa que treina três ou quatro vezes por semana, porque gosta ou porque quer melhorar um pouco a composição corporal e qualidade de vida.
Atletas tem maior necessidade de consumir energia  (Foto: Josué Seixas/GloboEsporte.com)Atletas tem maior necessidade de consumir energia  (Foto: Josué Seixas/GloboEsporte.com)Atletas tem maior necessidade de consumir energia (Foto: Josué Seixas/GloboEsporte.com)
*Josué Seixas colaborou.

Fm Progresso 97,9 A primeira do Brasil

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