busin
Cariri

Senac lança curso de ‘sommelier’ de cerveja em Juazeiro do Norte



Juazeiro do Norte. Donos de bares ou restaurantes, hotéis, distribuidoras, representantes, amantes de cerveja, gastrônomos ou mesmo entusiastas do assunto: todos podem se tornar especialistas em cervejas. O Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de qualificação de Beer Sommelier na região do Cariri.  As inscrições podem ser feitas pelo site. O curso começa no dia 1º de setembro, na unidade deste Município.
Com o mercado brasileiro de cervejas especiais está em plena expansão, o Senac oferece um conteúdo programático amplo. O curso proporciona a capacitação das pessoas para o mundo das cervejas, desde a história ao processo de produção, contemplando ainda o conhecimento sobre o mercado mundial. As aulas são aos sábados e domingos alternados e são apenas 20 vagas.
O curso aborda o perfil profissional do Beer Sommelier, segue com informações sobre a produção de cerveja, bem como sua história, cultura e curiosidades. Há módulos de produção de cerveja caseira; compras, tributação e distribuição; legislação do setor; análise sensorial; principais concursos cervejeiros; as diversas escolas pelo mundo – belga, alemã, americana e inglesa; leitura e interpretação de rótulos; estocagem; serviços de chope; serviço de atendimento; estocagem; coquetelaria; vendas; cartas de cerveja; harmonizações; cerveja e saúde; organização de eventos; cerveja e gastronomia; mercado no Brasil e no mundo; tendências e perspectivas.
“A bebida é um alimento. Quem trabalha como profissional de gastronomia tem que entender todas as relações que a bebida e comida possuem. Se vou servir um petisco que seja mais gorduroso, uma cerveja com mais álcool, com maior acidez será um melhor acompanhamento. O curso trabalha esses aspectos no módulo de harmonização, por exemplo”, antecipa Ivan Prado, consultor de gastronomia do Senac, que inclusive já foi aluno do curso.
Com a maior carga horária entre os cursos de Beer Sommelier no país, o do Senac Ceará traz instrutores de diversos estados e com várias premiações em concursos e que são referências nacionais no setor, como Carlo Lapolli, Taiga Cazarine, Rodrigo Ferraro, Ronaldo Rossi, João Filho, Fernando Chaves, Wellington Alves, dentre outros.

Fonte : DN

Fm Progresso 97,9 A primeira do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário