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Como denunciar propaganda enganosa na Black Friday 2018



O site Consumidor.gov.br é uma plataforma online criada pelo Governo Federal para auxiliar consumidores a resolver problemas com compras em lojas físicas e online. Durante o período da Black Friday, usuários podem acessar o site para denunciar propagandas enganosas, anúncios com preços fraudados e ofertas não cumpridas. Assim como acontece no Reclame Aqui, as empresas entram em contato com os consumidores por intermédio do site e tentam resolver o problema sem burrocracia.

O Consumidor.gov.br conta com empresas cadastradas de forma voluntária que se comprometeram a analisar todos os pedidos realizados por consumidores. Para que uma reclamação seja finalizada, a empresa precisa estar na lista de parceiros da plataforma. O site tem a colaboração de empresas que atuam em diferentes setores, como lojas de departamento, editoras de livros, fabricantes de produtos eletrônicos, supermercados, agências de viagens e sites famosos que oferecem produtos de diversas marcas. Confira, a seguir, como iniciar uma reclamação e denunciar anúncios enganosos durante a Black Friday 2018.

Passo 1. Acesse o site www.consumidor.gov.br e clique sobre a barra de busca;
Ação para usar a ferramenta d busca do site Consumidor.gov.br para consultar uma empresa — Foto: Reprodução/Marvin CostaAção para usar a ferramenta d busca do site Consumidor.gov.br para consultar uma empresa — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para usar a ferramenta d busca do site Consumidor.gov.br para consultar uma empresa — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Passo 2. Digite o nome da empresa e clique no resultado correspondente na busca;
Ação para escolher uma empresa para iniciar uma reclamação de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin CostaAção para escolher uma empresa para iniciar uma reclamação de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para escolher uma empresa para iniciar uma reclamação de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Passo 3. Nesse momento, clique no botão "Registrar Reclamação";
Ação para registrar um nova reclamação sobre produto da Black Friday usando o site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin CostaAção para registrar um nova reclamação sobre produto da Black Friday usando o site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para registrar um nova reclamação sobre produto da Black Friday usando o site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Passo 4. Informe se procurou a empresa, se o anúncio foi encontrado na Internet, área de atuação e tipo de produto em "Assunto". Para continuar, clique na opção "Selecione" no quesito "Problema";
Configurações iniciais de uma reclamação sobre produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin CostaConfigurações iniciais de uma reclamação sobre produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Configurações iniciais de uma reclamação sobre produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Passo 5. Escolha a opção "Oferta não cumprida/serviço não fornecido/venda enganosa, publicidade enganosa";
Ação para definir o tipo de problema encontrado em um anúncio de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin CostaAção para definir o tipo de problema encontrado em um anúncio de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para definir o tipo de problema encontrado em um anúncio de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Passo 6. Caso tenha efetivado uma compra, informe o número da nota fiscal, a data da compra, modelo e fabricante do produto. Além disso, digite um texto informando sua indignação com a loja;
Ação para apresenta informação sobre uma compra de produto em uma reclamação no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin CostaAção para apresenta informação sobre uma compra de produto em uma reclamação no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para apresenta informação sobre uma compra de produto em uma reclamação no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Passo 7. Descreva o que deseja com sua reclamação. Você pode, por exemplo, pedir o dinheiro de volta ou definir uma denúncia mais elaborada sobre uma propaganda enganosa;
Ação para definir qual pedido será definido para a empresa em uma reclamação de produto da Black Friday feita pelo site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin CostaAção para definir qual pedido será definido para a empresa em uma reclamação de produto da Black Friday feita pelo site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para definir qual pedido será definido para a empresa em uma reclamação de produto da Black Friday feita pelo site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Passo 8. Você também pode anexar arquivos como prints, documentos e outros comprovantes que favoreçam sua reclamação. Quando terminar, clique no botão "Avançar";
Ação para anexar arquivos e avançar para a definição de uma reclamação de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin CostaAção para anexar arquivos e avançar para a definição de uma reclamação de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para anexar arquivos e avançar para a definição de uma reclamação de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Passo 9. Realize login no site caso tenha cadastro para continuar a reclamação. Ser for sua primeira vez na plataforma, clique em "Cadastre" e crie uma conta para finalizar a reclamação;
Tela de login e cadastro de usuário do site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin CostaTela de login e cadastro de usuário do site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Tela de login e cadastro de usuário do site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Passo 10. Após o login, basta registrar sua reclamação no botão "Confirmar".
Ação para finalizar uma reclamação de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin CostaAção para finalizar uma reclamação de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para finalizar uma reclamação de produto da Black Friday no site Consumidor.gov.br — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Você será notificado por e-mail quando a empresa responder sua solicitação.

Fonte: G1

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