busin
Cariri

Projeto registrará Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte




A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte (Secult) está desenvolvendo um projeto para realizar um registro do patrimônio imaterial e cultural do Município. Intitulado “Patrimônio Cultural de Juazeiro. Imagens e palavras de A a Z”, o trabalho busca destacar a riqueza do Patrimônio Imaterial na figura dos seus Mestres, das manifestações da cultura popular e dos saberes acumulados pelas diferentes gerações.
O projeto é uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Cultural da Secult, com pesquisa histórica de Regivania Rodrigues e Lis Cordeiro, juntamente com a Diretoria de Comunicação, com fotografias e edição de Augusto Pessoa. Durante o trabalho, está prevista a produção de filipetas digitais para divulgação nas redes sociais, que serão publicadas semanalmente nos canais oficiais da Prefeitura (site, Facebook e Instagram).
Através de textos e fotografias, são revelados a importância patrimonial da cultura popular do Município, com destaque para os homens e as mulheres que lutam para manter viva as tradições, forjadas desde as origens da cidade de Juazeiro do Norte e sua pelicular evolução social e urbana que orbita a figura do seu fundador, o Padre Cícero Romão Batista.
“A ideia é mostrar manifestações, lugares e saberes que compõem o rico Patrimônio Cultural de Juazeiro do Norte. São textos curtos e objetivos que buscam ressaltar o valor de cada tema abordado através do olhar patrimonial, apontando os aspectos que fazem daquela manifestação específica algo digno de ser preservado”, ressalta Augusto Pessoa.
Memória resguardada
Para o secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, o registro das manifestações culturais garante a memória desse grande patrimônio, considerada uma das maiores riquezas do Município. Inicialmente, serão trabalhados como temas os penitentes, as rezadeiras, os reisados, o Centro Mestre Noza, os benditos, as romarias, os bacamarteiros e os lugares sagrados. A sequência de publicações terá início a partir do dia 1º de dezembro deste ano.

Fonte: DN

Fm Progresso 97,9 A primeira do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário