busin
Cariri

Alcymar Monteiro deve receber título de cidadão barbalhense



“Seus olhos verdes são lindos canaviais. Os seus cabelos são pendões de coqueirais”. Ouvir essa letra, entoada em uma só voz na Rua do Vidéo, na tradicional Festa de Santo Antônio, em Barbalha, se tornou tradição. Por isso, o autor de “Verdes Canaviais“, o cantor e compositor, Alcymar Monteiro, de 69 anos, poderá receber o título de cidadão barbalhense.
O projeto, apresentado pelo vereador Rildo Teles (MDB), está sendo avaliado pelas comissões da Câmara Legislativa de Barbalha. O secretário de Cultura de Barbalha, Rômulo Sampaio, acredita que a proposta deve ser aprovada, por unanimidade, nos próximos dias.
A expectativa é que o título seja concedido durante a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio deste ano, que acontecerá entre os dias 1º e 13 de junho. Um grande show conduzido pelo próprio Alcymar Monteiro deve animar os barbalhenses. “Ele deu a maior declaração de amor à Barbalha”, justifica Rômulo Sampaio.
Natural de Aurora, município também da região do Cariri, Alcymar Monteiro é considerado um dos grandes nomes do forró nordestino. Suas canções já foram interpretadas por artistas como Alceu Valença e Zé Ramalho. Além disso, já fez parcerias com Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho e Marinês.
A canção “Verdes Canaviais”, considerada um hino da Festa de Santo Antônio, foi lançada em 1986 no álbum “Forroteria”. A letra homenageia o Município e a sua cultura da cana-de-açúcar. Na década de 1960, Barbalha chegou a ter cerca de 100 engenhos ativos. Hoje, há aproximadamente cinco em atividade.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário