busin
Ciências e Saúde

Coco: hidrata, repõe minerais e substitui o isotônico



Ele hidrata, repõe mineiras e substitui naturalmente o isotônico. Estamos falando do coco! O Brasil está entre os maiores produtores de coco do mundo e o consumo só cresce. O Bem Estar desta quinta-feira (21) conversou com a nutricionista Erika Rodrigues sobre os benefícios da fruta e ela também passou uma receita de granola caseira com óleo de coco (veja no final da reportagem).

A maior parte do coco verde que circula do Brasil vem do Nordeste – 80% da produção. Todos os anos, 1,6 bilhão de frutos do coco chegam ao mercado em forma de água. Fora da casca, a água de coco é vendida em várias embalagens e é diferente em cada uma.

E claro, a água pura do coco nem sempre chega para o consumidor. A legislação brasileira permite até 1% de açúcar para padronização e, nem sempre, a água vai do coco direto para embalagem.
Quando aparece nos ingredientes “água de coco reconstituída” significa que o que tem na caixinha foi feito com uma mistura de água de coco desidratada, que geralmente vem da Ásia, e água potável. Essa mistura também é liberada pela lei brasileira. De acordo com o Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil, a água reconstituída geralmente é retirada do coco já seco.

Granola caseira com óleo de coco
  • 3 xícaras (chá) de aveia em flocos
  • 1 xícara (chá) de mix de oleaginosas (amêndoas, semente de abóbora sem casca, semente de girassol)
  • 3 colheres (sopa) de óleo de coco
  • 0,5 xícara (chá) de mel
  • 2 colheres (sopa) de semente de linhaça
  • 1 colher (chá) de canela em pó, noz moscada (opcional)
  • 1 xícara (chá) de uva passa ou lascas de coco seco
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
Em uma panela aqueça o mel e óleo de coco para torna-los mais líquidos. Adicione a essência de baunilha e tire do fogo. Misture todos os ingredientes com exceção da uva passa. Leve ao forno por cerca de 20 minutos mexendo de vez em quando. Ideal utilizar forma larga e manter uma camada fina de granola para dourar por igual. Retire do forno e acrescente as uvas passas.
A granola pode ser conservada em geladeira por até seis meses. Os ingredientes podem ser substituídos. Você pode usar a granola no iogurte, leite, frutas.

Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário