busin
Cariri

NASF promove aulas de hidroginástica no bairro Leandro Bezerra



A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde, e em parceria com o Instituto João de Freitas (INJOF), está promovendo aulas de hidroginástica para um grupo de homens e mulheres, acima de 30 anos, que residem na área de abrangência da ESF 31, no bairro Leandro Bezerra. 

As aulas acontecem uma vez por semana na sede do INJOF para cerca de 20 usuários, e são ministradas pelo educador físico da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 12), Ismael Malzoni. Ele explica que a maioria das pessoas do grupo fazem readaptação e reabilitação por possuírem problemas como artrite, artrose e osteoporose, por exemplo. 

“Para eles esse exercício é melhor do que fazer uma aeróbica fora da água porque o impacto é maior, então machuca mais a articulação e a musculatura. Fazendo dentro da água você tem um benefício maior e impacta muito menos a musculatura e os ossos”, explica o educador físico.

A integrante do grupo, Rita de Cássia, de 52 anos, relata os benefícios que as aulas têm trazido à sua saúde. “Eu acho ótimo. Porque eu tenho problema de coluna e de circulação e agora minha perna já não dói tanto quanto doía. Com esse exercício já melhorou muito. Acho importante fazer atividade física. Só o entrosamento aqui já ajuda, já dá um alto astral”, afirmou. 

Entre as propostas do NASF está a prevenção de doenças. Com a hidroginástica poderão ser prevenidas doenças cardíacas e mentais, por exemplo. “É a equipe do NASF cumprindo com sua função de ampliar a abrangência e escopo de ações da Atenção Primária, buscando contribuir com a integralidade do cuidado dos usuários juazeirenses”, ressalta a coordenadora do NASF, Lívia Cavalcante.
 
Fotos: Hélio Filho

Fonte: http://www.juazeiro.ce.gov.br

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário