busin
Cariri

Preço da batata inglesa dobra e vira "item de luxo" em feiras livre de Juazeiro do Norte


Especialistas argumentam momento da safra para alta no preço (Foto: Normando Sóracles/ Agência Miséria)


Quem foi às feiras livres de Juazeiro do Norte nesta quarta e terça-feira, dias 6 e 7, se surpreendeu com o preço de um dos itens básicos na alimentação diária. A batata inglesa, tubérculo versátil e amplamente consumido no Brasil inteiro, passou de R$ 3,00 para R$ 6,50 o quilo.

O valor mais do que dobrado fez com que a batata se tornasse praticamente um "artigo de luxo" na tradicional feira na rua Santa Luzia, bairro São Miguel, que acontece todas as quartas. Os comerciantes afirmam que há cerca de 20 dias o reajuste fez com que parte do produto perdesse condições de consumo. Antes, era amplamente vendido. 

Especialistas neste tipo de marcado argumentam que a alta -registrada na capital Fortaleza em 22% - se dá por conta do momento da safra. Não é período de colheira de batata, o que encarece o produto e, nos supermercados, diminui a oferta nas prateleiras. 

Em compensação, o abacate, melão e mamão estão em queda por conta da alta oferta das frutas. Há casos, como o do mamão, que o preço chega a diminuir 22% em relação às três últimas semanas.


Por Felipe Azevedo/ Agência Miséria
Miséria.com.br

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário