busin
Esportes

Tardelli aumenta opções ofensivas do Grêmio; veja como o reforço se encaixa no time



Renato Gaúcho não ganhou apenas uma opção para o Grêmio. Com o acerto de Diego Tardelli pelos próximos três anos, o técnico recebe mais um polivalente para o setor ofensivo. Conversas com o pupilo e os trabalhos definirão se o utilizará como o homem mais avançado, centralizado ou mesmo pelos ladosna trinca de meias. Mas o provável camisa 10 gremista – número vago desde a saída de Douglas – tem a capacidade de executar todas estas funções e aumentar ainda mais o poder de fogo do melhor ataque do Brasil, com 21 gols marcados.
Diego Tardelli é aguardado em Porto Alegre nesta quarta-feira para realizar exames médicos e assinar por três temporadas com os gaúchos. Curiosamente, vai demorar para cruzar com Renato, com quem conversa há dois anos para jogar no Tricolor: o técnico está no Rio de Janeiro, para fazer o curso de Licença A da CBF.
Na China, Tardelli atuou mais aberto pelo lado esquerdo, posição cativa de Everton no Grêmio, e como segundo atacante, atrás de um jogador mais avançado, posto de Luan atualmente no time gremista. O GloboEsporte.com mostra as funções em que pode atuar:

Pelo meio do ataque

O jogador de 33 anos tem como o principal trunfo o faro apurado de gols. Manteve uma boa média em sua passagem pelo Shandong Luneng, da China, onde atuou de 2015 até o fim do ano passado - em 2018, foram 20 gols em 29 partidas. Sabe proteger a bola da marcação dos adversários e tem a finalização para superar os adversário. Foi como centroavante, inclusive, que chegou a Seleção com Dunga. Tem três gols em 14 partidas com a camisa canarinho.
Campinho com Tardelli como centroavante — Foto: ReproduçãoCampinho com Tardelli como centroavante — Foto: Reprodução
Campinho com Tardelli como centroavante — Foto: Reprodução
A posição, inclusive, fica em aberto: com a chegada de Tardelli, Jael deve deixar o clube rumo ao Japão. A proposta do FC Tokyo agradou muito ao camisa 9, que passaria a um patamar financeiro muito superior ao seu no Grêmio. O campeão da Libertadores de 2017 será liberado pela diretoria.
Mesmo no ataque Tardelli ainda consegue atuar com um parceiro. Pode fazer o que Luan atualmente exerce. É, inclusive, talvez a função que seja mais confortável para ele, com liberdade de movimentação. Portanto, um substituto natural a Luan, quando este estiver impossibilitado de atuar, e um parceiro (campinho abaixo).
Campinho Grêmio com Tardelli — Foto: ReproduçãoCampinho Grêmio com Tardelli — Foto: Reprodução
Campinho Grêmio com Tardelli — Foto: Reprodução
Renato pode optar por uma dupla com Felipe Vizeu, a mais posicionado, ou mesmo um ataque com móvel, com Luan e Tardelli em uma dupla de ataque, apostando na movimentação para confundir os rivais.

Pelas pontas

Só que o atacante não se resume a atuar na faixa central do campo. Tardelli também cumpre as funções de meia aberto na linha de três habitualmente utilizada por Renato nesta trajetória de dois anos e meio pelo Grêmio. E em ambos os lados.
No ofensivo Galo campeão da Libertadores em 2013, Jô era o homem mais adiantado. Tardelli formava com Ronaldinho e Bernard o setor de criação. Revezava com este último quem caía por cada lado para driblar os marcadores. Havia também outros nomes utilizados no setor, como Luan e Alecsandro. Pesa, claro, os seis anos de diferença.
No Grêmio, como Everton atua pela esquerda, a tendência seria que fosse utilizado mais pela direita - posição atualmente ocupada por Marinho e que tem o também contratado Montoya como alternativa. Mas sem tirar a liberdade de movimentação de Tardelli.
Tardelli na trinca de meias — Foto: ReproduçãoTardelli na trinca de meias — Foto: Reprodução
Tardelli na trinca de meias — Foto: Reprodução

Variação de esquema

Essa hipótese dificilmente vai acontecer, já que o Grêmio mantém um padrão tático desde 2016, quando Renato assumiu, ao se defender com duas linhas de quatro. Mas o treinador nunca escondeu um gosto pelo jogo ofensivo. Com Tardelli, Luan e Everton, poderia formar um ataque sem maiores obrigações defensivas. Assim, Montoya poderia entrar no meio-campo e formar uma trinca com Maicon e Michel para manter a intensidade e sustentação na marcação.
Campinho do Grêmio com Tardelli e Montoya — Foto: ReproduçãoCampinho do Grêmio com Tardelli e Montoya — Foto: Reprodução
Campinho do Grêmio com Tardelli e Montoya — Foto: Reprodução
O atacante é o quinto reforço do Grêmio para a temporada. Antes, o Grêmio contratou o goleiro Julio César, o volante Rômulo, o meia Walter Montoya e o atacante Felipe Vizeu. Com a chegada de Tardelli, a saída de Jael fica mais próxima.
Revelado pelo São Paulo, o Grêmio será seu 10º clube. Também defendeu o Bétis, São Caetano, PSV, Flamengo, Atlético-MG, Anzhi (Rússia), Al-Gharafa (Catar) e Shandong Luneng, seu clube mais recente.
Os números de Tardelli pelo Shandong Luneng
AnoGolsAssistênciasJogos
201820829
201716319
20169521
20156729
Acumula duas Libertadores (2005 e 2013), Mundial de Clubes (2005), Recopa (2014), Brasileirão (2007) e Copa do Brasil (2014) como principais conquistas. No Galo, clube que tentava sua contratação neste início de 2019, marcou 110 gols em 219 partidas e é ídolo da torcida.

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário