busin
Cariri

Após promessas da prefeitura, agricultor de Nova Olinda aprende método para achar água no subsolo; assista


Heleno Santana diz que aprendeu o método há cerca de um ano (Foto: Normando Sóracles/ Agência Miséria)
Em 11/03/2019 às 10:20
O agricultor Heleno Santana, 74, é um homem sertanejo que diz ter um dom peculiar de "achar" água embaixo do chão. No Sítio Zabelê em Nova Olinda, ele se vale de uma técnica conhecida como método da varinha e garante que é efetivo. 

No terreno de casa há um hidrômetro instalado há seis anos, mas dali, segundo o morador, só saiu água no máximo três vezes. "Esperei muito", diz o homem. A espera fez que ele mesmo marcasse e mandasse furar um poço no terreno ali próximo, foi água na certa.

Isso foi necessário após uma série de promessas da prefeitura de Nova Olinda, que fez do hidrômetro apenas uma promessa de água. Assim como ele, diversos outros agricultores tiveram de usar recurso do próprio bolso para ter água encanada em casa, alimentar os animais e conseguir executar as tarefas domésticas diárias. 

O método é simples: uma varinha verde posta na horizontal, em tese ao haver água o graveto sobe e se posiciona na vertical. Há cerca de um ano o agricultor usa a técnica mas, no entanto, ainda não se diz seguro o suficiente para garantir a terceiros a profundidade da água em locais que lhe pedem para marcar.

Assista: 



Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário