busin
Ciências e Saúde

Como evitar a ressaca no Carnaval?



O Carnaval está chegando ao fim e todo mundo tem uma receita para evitar a ressaca. Se a gente acorda mal, o que fazer para melhorar mais rápido? O Bem Estar foi às ruas e ouviu várias dicas. Mas será que funcionam? Tiramos a dúvida com o hepatologista e gastroenterologista Alberto Farias e com o químico Luis Fernando Pereira.
Beber muita água e manter-se hidratado é a primeira dica! E isso vale para todos os dias, não só para evitar a ressaca. Já beber de estômago vazio acelera a absorção do álcool, assim como comer doces enquanto bebe. Os alimentos gordurosos durante os drinks ajudam porque retarda a absorção. E deixe o doce para depois. Ele ajuda repor a glicose no sangue.
Limão e bicarbonato: boa combinação? Não! O uso de bicarbonato pode neutralizar a acidez em excesso, mas não recomendável porque não controlamos a quantidade de sódio ingerido. Bicarbonato em excesso pode alterar o pH do sangue e trazer prejuízos à saúde.
Comer alguma coisa gordurosa. Certinho! Como já dissemos, não devemos beber de estômago vazio, pois a absorção do álcool costuma ser mais rápida. Alimentos gordurosos retardam a absorção e o efeito é benéfico.

Azeite e boldo? Muita gente fala do boldo, mas os especialistas explicam que não é recomendado usar o boldo de forma indiscriminada. Estudos mostram que ele pode provocar alterações no fígado.
Maracujá, pera e água de coco: cura a ressaca? Não faz mal, mas também não ajuda.
E você já ouviu falar de água de azeitona? Está super errado e não cura ressaca. Essa água contém sódio e o excesso de sódio faz mal à saúde.
Para os fãs de água tônica com limão, uma notícia triste: não cura a ressaca.
E o isotônico? Finalmente uma boa notícia! O álcool provoca a desidratação e todas as medidas de reidratação ajudam.
Resumindo, não tem muito segredo. Anota aí a receita infalível: alimentação (porque saco vazio não para em pé), um docinho pós-bebida e muita, muita água!
O álcool provoca a desidratação e todas as medidas de reidratação ajudam. — Foto: Mariana Garcia/G1O álcool provoca a desidratação e todas as medidas de reidratação ajudam. — Foto: Mariana Garcia/G1
O álcool provoca a desidratação e todas as medidas de reidratação ajudam. — Foto: Mariana Garcia/G1

Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário