busin
Cariri

IFCE Crato oferta curso gratuito de cultivo hidropônico



De 18 a 23 de março, estarão abertas as inscrições para um curso de hidroponia ofertado, de forma gratuita, pelo campus de Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE). As inscrições poderão ser feitas de 8h às 11h30, no Departamento de Ensino/Coordenação de Extensão do campus. São 35 vagas no total: 10 para a comunidade interna e 25 para a comunidade externa. O participante precisa ter completado o Ensino Fundamental.
O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) terá duração de 40 horas/aula e será realizado de 11 de abril a 9 de maio, todas as quintas-feiras, de 8h às 11h e de 13h às 17h, no próprio campus. A capacitação dá direito a certificado. A documentação necessária para a inscrição está disponível no edital, no site.
Hidroponia
A hidroponia é um sistema de cultivo que utiliza uma solução nutritiva balanceada, com água e nutrientes, para promover o desenvolvimento da planta sem o uso do solo. A técnica pode ser utilizada para cultivar alface, morango e coentro, entre outros. Mas, para que o sistema funcione, é preciso adaptar técnicas e materiais para a temperatura da região do Cariri. Essas orientações serão passadas durante o curso.
O sistema é mais eficiente e econômico no uso de água, de fertilizantes e permite a colheita durante todo o ano, com o uso de estufas: “As vantagens são várias. A primeira é que grande parte das doenças que atingem as plantas estão presentes no solo e são facilmente transportadas entre as regiões. Como a hidroponia geralmente é em ambiente protegido, uma estufa, essas pragas não têm acesso às plantas. Outra vantagem é a redução dos gastos com água”, explica o coordenador do projeto, o professor Cley Anderson Freitas.
Mais informações
Curso gratuito de cultivo hidropônico
Inscrições de 18 a 23 de março, de 8h às 11h30
Local: Departamento de Ensino/Coordenação de Extensão do IFCE campus Crato
Endereço: CE 292, km 15, bairro Gizelia Pinheiro

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário