busin
Cariri

Praça da Sé, em Crato, recebe 2ª edição da Feira de Peixes Ornamentais



A Praça da Sé, em Crato, recebe no dia 10 de março, das 17h às 21h, a 2ª Feira de Piscicultura Ornamental. A programação contará com a exposição e comercialização de peixes ornamentais de espécies diversas, como betta, espada, japonês, melanésia e guppy, além de ração e outros insumos para a criação dos animais.
O evento será promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Crato, que desenvolve o projeto de extensão “Produção de peixe ornamental: Uma estratégia empreendedora para geração de emprego e renda”. Cinco produtores participam da ação.
Segundo o professor Messias Alves, coordenador da iniciativa, o objetivo é estimular a produção e a comercialização de peixes ornamentais na Região. “O Cariri tem um potencial muito grande para a área e nosso desafio é mostrar esse novo mercado. Nós temos mão de obra capacitada pelo IFCE, clima propício e aeroporto perto. O que falta é impulsionar”, garantiu.
O secretário Adjunto de Desenvolvimento Agrário, Tiago Ribeiro, destaca que a primeira edição da feira foi um sucesso e a expectativa para a segunda é que venha fortalecer ainda mais a atividade de piscicultura em Crato já que possui muitos criadores de peixes. ”Os produtores e vendedores gostaram da iniciativa e ficaram satisfeitos, então nossa missão é apoiar enquanto prefeitura”, destacou.
Os estudantes do IFCE também farão apresentação do trabalho de Hidroponia e Robótica e haverá também entrega de mudas de árvores nativas. Além disso, será o momento para a secretaria apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Pasta durante o ano de 2018 e o início de 2019.
O projeto, promovido pela área de piscicultura do curso de Zootecnia, realizou sua primeira exposição entre os dias 31 de maio e 3 junho, no largo da RFFSA, durante a XVIII Exposição dos Produtos da Agricultura Familiar do Cariri (Exproaf), em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). Com caráter de evento próprio, a feira aconteceu no último dia 21 de dezembro.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário