busin
Tecnologia e Games

WhatsApp começa a testar modo noturno e bloqueio do app por digital



WhatsApp testa modo noturno e bloqueio do app por digital na versão Beta para AndroidMuito aguardada pelos usuários, a primeira novidade segue a tendência de aplicativos como o rival TelegramTwitterGoogle Maps e YouTube, por exemplo. O objetivo do dark mode (modo escuro) é oferecer uma interface mais confortável para os olhos da pessoa ao reduzir a luminosidade da tela. Outro novo recurso do sistema é o modo de autenticação via impressão digital, que promete reforçar a segurança do aplicativo. Vale lembrar que esta função já está disponível de forma nativa em celulares iPhone (iOS) pelo Touch ID ou Face ID, da Apple.
As respectivas atualizações, 2.19.82 e 2.19.83, foram enviadas para o Google Play Beta Program, plataforma de testes do Google (veja como usar). As informações foram divulgadas pelo portal WABetaInfo, especializado no mensageiro, nesta terça-feira (26). É importante citar que as mudanças ainda não estão disponíveis para os usuários e não há previsão de lançamento.

O site também indica as possíveis razões para as mudanças feitas na versão beta 2.19.47, responsável por modificar a seção "Configurações" do WhatsApp. A principal hipótese diz que a intenção era torná-la compatível com o modo noturno – o único item que aparece modificado até no momento. Isso aponta a necessidade de adaptar as colorações para que toda a interface do aparelho combine com a tela mais escura – o que promete reduzir o consumo de bateria.
A partir das imagens divulgadas pelo WABetaInfo, o modo noturno do WhatsApp na versão de testes traz os títulos das funções (como "Configurações") na cor branca, enquanto os ícones ganham um tom de verde escuro – o mesmo aplicado nos principais subtítulos da seção. A ideia é gerar um contraste com a cor cinza da tela do aparelho. Nestas condições, em comparação ao visual do iOS, a alteração estética do Android não oferece uma composição amigável para telas OLED, mas se baseia em uma cor cinza bem escura.
WhatsApp testa versão modo noturno que promete aprimorar experiência do usuário — Foto: Divulgação/WABeta InfoWhatsApp testa versão modo noturno que promete aprimorar experiência do usuário — Foto: Divulgação/WABeta Info
WhatsApp testa versão modo noturno que promete aprimorar experiência do usuário — Foto: Divulgação/WABeta Info
Quanto ao recurso de acesso às conversas da plataforma, o mensageiro vai passar a exigir o uso da impressão digital, caso o usuário opte por habilitar essa função nos ajustes de privacidade. A ação faz parte de um esforço do WhatsApp para oferecer mais proteção aos conteúdos compartilhados no chat, pois impede que pessoas desautorizadas possam espiar. Os interessados também poderão configurar o tempo de bloqueio do software em "Imediatamente", "Após 1 minuto", "Após 10 minutos" ou "Após 30 minutos", conforme a necessidade. Vale lembrar que a novidade não tem previsão de lançamento nem para os usuários Beta.
Nova versão do WhatsApp Beta traz função de bloqueio do mensageiro por impressão digital — Foto: Divulgação/WABeta InfoNova versão do WhatsApp Beta traz função de bloqueio do mensageiro por impressão digital — Foto: Divulgação/WABeta Info
Nova versão do WhatsApp Beta traz função de bloqueio do mensageiro por impressão digital — Foto: Divulgação/WABeta Info
Outra função que chega junto ao modo noturno é o envio de arquivos de áudio com título nas conversas. Dessa forma, o destinatário consegue identificar o assunto a ser tratado na mensagem antes de executá-la, por exemplo. Quanto às modificações de cor na tela, o WABetaInfo diz que elas estarão disponíveis assim que a companhia puder garantir a segurança contra possíveis erros. Atualmente, a função está em desenvolvimento e, por isso, não há uma data de lançamento para a plataforma oficial do WhatsApp.
Via WABetaInfo (1 e 2)
00:00/01:08
Como esconder nomes, fotos de perfil e mensagens no WhatsApp Web

Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário