busin
Cariri

Educação de Farias Brito se destaca no combate à evasão escolar


Alunos da rede municipal de ensino de Farias Brito (Foto: Reprodução/Redes sociais)


O município de Farias Brito se destacou no combate à evasão escolar durante o ano letivo de 2018. Evasão escolar é o que ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola e fica caracterizado o abandono escolar. Historicamente é um dos tópicos que faz parte dos debates e análises sobre a educação pública.

Vários fatores podem ocasionar a evasão escolar. Dentre eles, ensino mal aplicado por meio de metodologias inadequadas, professores despreparados, problemas sociais, descaso por parte do governo e omissão da família. O debate sobre a origem do problema varia conforme o ponto de vista dos debatedores.

Em Farias Brito as parcerias estabelecidas para a garantia da permanência dos alunos na escola atingiu os objetivos propostos. 

Nas 12 Escolas de Ensino Fundamental a evasão no ano 2018 foi reduzida, sendo que em nove delas o problema foi totalmente erradicado, segundo os indicadores.
Educação de Farias Brito se destaca no combate à evasão escolar (Foto: Divulgação)

De acordo com a gestão municipal do prefeito Zé Maria (PCdoB) o acesso às escolas tem facilitado a diminuição da evasão escolar. Transportes buscam os alunos nas localidades mais distantes do município.

Outro fator determinante para o combate tem sido as constantes campanhas de mobilização realizadas em toda a rede de ensino, entre elas “Fora da Escola Não Pode”, que a cada ano tem sido levado mais a sério por parte dos educadores, das famílias e da sociedade como um todo.

A determinação das equipes escolares, especialmente dos professores, tem sido fundamental para a garantia da permanência e do sucesso dos alunos nas nossas Escolas, construindo metas, buscando parcerias e, sobretudo dinamizando os processos de aprendizagem nas salas de aula.


Por João Boaventura Neto
Miséria.com.br

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário