busin
Cariri

Escola de Crato é contemplada com implantação de horta



O projeto Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos de Crato (SMDARH), contemplou a Escola Cel. Filemon Teles, na Vila São Bento. Ontem (28), a equipa da Pasta instalou a primeira horta na unidade educacional que será cultivada pelos próprios estudantes.
Em um espaço que fica ao lado das salas de aulas, foram plantadas hortaliças como coentro, alface, cebolinha. Lá, também serão cultivadas plantas medicinais como malva, boldo, endro, alecrim e manjericão. O trabalho de preparação dos canteiros e a plantação foi acompanhado pelos alunos.
Os 234 estudantes matriculados nos turnos manhã e tarde na instituição vão ajudar a manter a horta com apoio da coordenação e dos servidores. Segundo a diretora Luzia Vieira, há cinco anos a escola já havia realizado um trabalho de sustentabilidade com os estudantes e, hoje, a horta vem ser um espaço para a ocupação e o aprendizado dos alunos.
“Achei muito interessante para que os meninos possam preencher o tempo ocioso. Eles sempre vêm para a escola no contra turno e a gente permite para que a escola seja esse espaço acolhedor e de aprendizagem”, afirmou.
De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves, só em 2019, já foram implantas sete hortas nas escolas e em unidades básicas de saúde. Ainda segundo o gestor, a atividade deverá ter continuidade através de um trabalho educativo.
“É muito importante que tenha uma sequência e que a sequência desse projeto, sirva para fazer aulas nas escolas, nas UBS’s. Já tem histórico de algumas hortas aonde eles fazem esse trabalho de inclusão social, muitas pessoas que tem problema de saúde, quando chega na horta para aguar, para colher, eles se sentem muito bem”, disse o gestor.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário