busin
Fama

Filme cearense ´Soldados da Borracha´ recebe prêmio nacional no Festival É Tudo Verdade


O filme conta a história do grupo de seringueiros que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi para a região amazônica trabalhar na extração de látex (Foto: Divulgação)

No último domingo (14), chegou ao fim a 24ª edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. O Itaú Cultural, em São Paulo, recebeu a cerimônia que anunciou os vencedores.

A produção "Soldados da Borracha", do cearense Wolney Oliveira, ganhou um dos prêmios paralelos do Festival - melhor longa-metragem nacional pelo júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas de São Paulo (ABD-SP).

O filme conta a história do grupo de seringueiros conhecido como soldados da borracha, que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi para a região amazônica trabalhar na extração de látex para a indústria armamentista norte-americana. Composto por cerca de 60 mil nordestinos, metade deles morreu antes de poder voltar para casa. A outra metade luta até hoje por reconhecimento e pela promessa de receber a mesma aposentadoria que os militares.

De acordo com Wolney Oliveira, diretor do filme, o fato da produção ter sido selecionada dentre outros 1600 inscritos já é digno de orgulho. "Na categoria que disputamos, de sete filmes, só haviam dois do Nordeste. A ABD ter reconhecido um documentário cearense é ótimo. Isso prova que nossas produções locais não ficam em dívida com nenhuma outra", complementa o cineasta.

A exibição de "Soldados da Borracha" no Festival É Tudo Verdade foi a estreia mundial. Agora, o filme segue no circuito de festivais nacionais e internacionais, e terá exibição única no 29º Cine Ceará, que acontece de 31 de agosto a 7 de setembro deste ano. 

O lançamento comercial do filme está previsto para o segundo semestre de 2020.

Fonte: Diário do Nordeste

Fagner Soares

0 comentários:

Postar um comentário