busin
Cariri

Com shows gratuitos e intercâmbio entre artistas, Sesc Nordeste das Artes começa nesta terça-feira (07)



O projeto Sesc Nordeste das Artes, iniciado em Fortaleza no último mês de março, segue agora para as unidades do Sesc de Crato e Juazeiro do Norte. A partir desta terça-feira (07), estão previstos os encontros de artistas da região do Cariri e convidados dos nove estados nordestinos, integrando músicos, cantores, compositores e pesquisadores. O evento segue até o próximo sábado (11).
Criado para contribuir com a articulação e estímulo à produção artística em todo Nordeste,o projeto realiza fóruns de debate, mapeamentos, trocas de experiências e apresentações culturais que viabilizem a profissionalização de toda a cadeia produtiva das artes e a autogestão dos profissionais da Cultura. Estão previstas ainda vivências e intercâmbio de artistas entre os estados, em vista da diversidade cultural nordestina.
Alguns dos temas em análise são: estéticas e dinâmicas criativas na performance; formação dos músicos e diversidade sonora, cadeia produtiva da música no Nordeste; fortalecimento de redes de produtores de festivais e mostras; e intercâmbio de processos criativos e experimentação.
Participam do Nordeste das Artes no Ceará: O produtor piauiense, músico e artista independente, Severo; o músico sergipano, Alex Santana; o cantor e compositor paraibano, Naldinho Braga; o maestro, pianista e arranjador Ubiratã Marques; o multi-instrumentista, arranjador e compositor do Rio Grande do Norte, Sergio Groove.
Estarão ainda o violoncelista, professor, pesquisador e regente alagoano, Almir Medeiros; o músico, compositor e pesquisador maranhense, Beto Ehongue, que mescla cultura popular e rap; o compositor e músico ritmista cearense Pingo de Fortaleza; e a musicista, compositora, violinista e rabequeira pernambucana, Aglaia Costa.
Junto à equipe de Cultura do Sesc, os artistas caririenses Junu e as integrantes da banda Nazirê também contribuem com a mediação de debates, que acontecem no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, dias 7 e 8 na Unidade do Crato, e no Teatro Sesc Patativa do Assaré dias 9, 10 e 11 na Unidade do Sesc em Juazeiro do Norte.
Shows
Durante o Sesc Nordeste das Artes acontecem shows gratuitos diariamente. Hoje, as 20h, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, haverá o show da Banda Madalena Vinil, que traz as músicas autorais de seu primeiro disco “Entre o Céu e o Bar”, que transita entre algumas vertentes do rock. Amanhã (08), é a vez da Banda Caboco Eletrônico subir ao palco, com participação de Di Freitas (rabecas), Daniel Lamar (teclados controladores) e Mestre Expedito (voz, pífano e caixa), os três aproximam tradição, música erudita e eletrônica.
Em Juazeiro do Norte, as apresentações começam na quinta-feira, as 20h, no Teatro Sesc Patativa do Assaré com a banda Cômodo Marfim, com as guitarras e baterias do rock alternativo, com experimentações de surf music, retrowave e do dance-pop. Na sexta-feira, toca a Banda Tiro Certeiro, formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz, o grupo traz a proposta de resgate do movimento Mangue Beat criado por Chico Science e Nação Zumbi.
Já no encerramento do Sesc Nordeste das Artes, a Banda Nazirê mostra canções do CD lançado em 2018 e disponível nas plataformas de música online. O show acontece as 20h no Teatro Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário