busin
Cariri

Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, tem atrações confirmadas



Iniciando os festejos juninos no país, a Prefeitura de Barbalha anunciou, na noite de ontem (09), a programação oficial da festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio. A expectativa é que circulem entre 500 a 600 mil pessoas entre os dias 1º e 13 de junho. Só no dia 2, no domingo, quando ocorre o tradicional carregamento do pau, são esperadas 350 mil brincantes. Mano Walter, Xand Avião, Gabriel Diniz e Jonas Esticado são algumas das atrações.
A festa começa a partir do dia 1º, no sábado, com a Noite das Solteironas, quando se apresentam Fábio Carneirinho, Caboclo Nordestino e Joquinha Gonzaga. Já no domingo, serão três palcos espalhados pela cidade. No largo do Rosário, à tarde, tem shows com Chambinho do Acordeon, Flávio Leandro e Forró Tapera. Paralelo a isso, no Marco Zero, sobem ao palco o sanfoneiro Waldonys e os cantores Gean Farra e Ítalo Queiroz.
A partir das 19 horas, ainda no domingo, o Parque da Cidade recebe Mano Walter, Jonas Esticado, Lagosta Bronzeada e Elite Forrozeira. Em todos estes shows a entrada é gratuita.
Durante a semana, a festa retorna ao Parque da Cidade, mas, dessa vez, os shows são pagos. A gratuidade é válida somente aos barbalhenses que realizaram o cadastramento biométrico. Até agora, quase 20 mil moradores estão aptos a acompanhar os shows.
Na quarta-feira, dia 5, se apresentam Saia Rodada, Gabriel Diniz, Thullio Milionário e Forró Esquematizado. Já no dia seguinte, a grande atração é o cantor Xand Avião, com Avini Vinny, Thales Lessa e Paulo Breno completando a programação. O encerramento da festa no Parque da Cidade acontece no sábado, dia 8, com Toca do Vale, Arreio de Ouro, Cielo Rodrigues e Maninho Saraiva.
O evento é provido pelo grupo Yuri do Paredão, vencedor do processo de licitação. A Prefeitura ainda aguarda fechar parcerias com cervejarias para fortalecer a festa. “Estamos continuando esse processo de fortalecimento e revitalização da Festa de Santo Antônio. Desde 2017, é realizada com parceria pública e privada”, afirma Cícero Santos, coordenador de projetos do Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC), uma das organizadoras.
A festa segue até o dia 13, com programação desenvolvida na Rua da Matriz de Santo Antônio e diversos pontos de atividades por toda a cidade. Na antiga estação, por exemplo, haverá um palco com apresentação de mais de 50 grupos da própria Barbalha, além de festival de quadrilhas e manifestações populares. “Aqui é a abertura dos festejos juninos no Brasil. São várias festas em uma festa só”, resume o prefeito Argemiro Sampaio.
Patrimônio imaterial da humanidade, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha conseguiu captar R$ 2 milhões da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, R$ 250 mil do Governo do Estado, além de recursos da iniciativa privada e do Município. Para Argemiro Sampaio, a intenção é que, ao longo do tempo, a festa possa se tornar autossustentável com recursos apenas da iniciativa privada.
Segurança
No domingo, dia 2, que concentra o maior número de visitantes, a Prefeitura repetirá o esquema de segurança do ano passado, onde os visitantes foram revistados em todas as entradas para o Centro Histórico. Além disso, haverá forte apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Conseguimos inibir bastante os pequenos furtos e não houve nenhum crime grave, como nos anos anteriores”, reforça Argemiro.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário