busin
Cariri

Abrindo a Festa de Santo Antônio, em Barbalha, a ‘Noite das Solteironas’ completa 20 anos



A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, começou na noite de ontem, dia 1º, com a já conhecida “Noite das Solteironas”. A manifestação popular, que celebra as simpatias de casamento para o padroeiro da terra dos “Verdes Canaviais”, chegou a sua 20ª edição, atraindo milhares de pessoas na Praça da Estação. Os festejos seguem neste domingo (02), com o hasteamento do pau, que deve atrair 350 mil pessoas no Centro Histórico.
Criada pela advogada Socorro Luna, 64, conhecida como “a solteirona mais famosa do Brasil”, a “Noite das Solteironas” sempre acontece no sábado que antecede o cortejo do pau da bandeira. “Estamos fazendo 20 anos de muita garra, muita luta, vencendo as dificuldades, mas quando chega o momento é gratificante”, acredita Socorro.
Tem a pinga Xô Caritó, o pó Cata-Marido e um kit com a casca do pau da bandeira, uma oração, uma medalha do santo padroeiro e uma fitinha com os seguintes dizeres: “Santo Antônio, tende piedade de nós, as solteironas”. Da casca do angico, que servirá de mastro, é feito um chá, que é servido gratuitamente para quem quer subir ao altar.
Este ano, a novidade foi a simpatia batizada de “comeu casou”, bolo feito com resina de jatobá e uma alusão ao doce tradicional dos matrimônios, o bem casado. “Mas tem que ter fé. Sem fé, não consegue nada”, adverte Socorro. Mas o “carro-chefe” da Noite das Solteironas ainda é o kit. “Esse já casou tanta gente. Não só do Cariri”. lembra a advogada.


Muito forró animou a “Noite das Solteironas” com Fábio Carneirinho, Caboclo Nordestino e Joquinha Gonzaga.  Já neste domingo, serão três palcos espalhados pela cidade. No largo do Rosário, à tarde, tem shows com Chambinho do Acordeon, Flávio Leandro e Forró Tapera. Paralelo a isso, no Marco Zero, sobem ao palco o sanfoneiro Waldonys e os cantores Gean Farra e Ítalo Queiroz. A partir das 19 horas, ainda no domingo, o Parque da Cidade recebe Mano Walter, Jonas Esticado, Lagosta Bronzeada e Elite Forrozeira. Em todos estes shows a entrada é gratuita.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2015, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, deve fazer circular cerca de 600 mil pessoas no Município até o dia 13 de junho, quando acontece a procissão e o encerramento da celebração.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário