busin
Fama

CLAUDIA RAIA DÁ SEGREDO DA BOA FORMA AOS 52 ANOS: ''DISCIPLINA MILITAR''


Desde que apareceu na televisão pela primeira vez, vestindo o uniforme das academias da década de 80 – collant colorido com meia-calça e polainas – no Viva o Gordo!Claudia Raia impressiona pela boa forma. Hoje, aos 52 anos, a Lidiane de Verão 90mantém o corpo ágil, saudável e pronto para qualquer trabalho. O "segredo" é um só: Disciplina. “Já faz parte da minha vida, e não é que eu faça isso para emagrecer ou como exercício”, diz a atriz sobre sua relação com a série de atividades físicas de sua rotina, muitas delas ao lado do marido, o ator Jarbas Homem de Mello.
No topo da lista de Claudia, está o balé, que ela pratica desde criança. Sua mãe, dona Odette, tinha uma academia de dança em Campinas (interior de São Paulo), onde a atriz calçou as primeiras sapatilhas e de onde saiu com uma bolsa para estudar balé em Nova York. “Eu não sou bailarina clássica há muitos anos. Deixei de dançar apenas o clássico aos 16, porque sempre fui muito alta era difícil de achar um parceiro”, lembra ela, que tem 1,78 metros .
Se nos palcos Claudia abandonou a “tradição”, nas aulas com Marcio Rongetti, seu mestre há muitos anos, ela impera. “Ele me conhece desde que eu era adolescente e estava no auge da forma. Faço exercícios na barra na ponta, porque é muito bom para o pé, para o fortalecimento, mas dançar na ponta não mais”, brinca a atriz, que tem aulas de 90 minutos, no mínimo três vezes por semana, ao lado de Jarbas. Além de Marcio, quem também acompanha Claudia é Tonhão, seu personal trainer há quase 20 anos.
Claudia Raia (Foto: Alê de Souza)
“Eu fui uma das primeiras mulheres a fazer musculação. Hoje o meu treino é muito mais leve do que eu fazia lá atrás. Tenho uma maturidade muscular que é só dar um estímulo que rapidamente a coisa vem”, explica a atriz sobre o resultado dos treinos.
Com um agenda lotada e dois filhos, Enzo, de 22, e Sophia, de 16, do casamento com Edson Celulari, Claudia não tem rotina, mas cria uma. “Eu nunca tenho horário fixo para treinar, é às 9 da manhã, é às 10 da noite, é sábado, é domingo”, avisa ela, que já chegou a pedir a Rodrigo Sangion, dono da academia que frequenta em São Paulo, para deixar o prédio aberto após o horário para ela cumprir seus objetivos. “Tem uma aula de sapateado que queima horrores de calorias, outro treino de perda calórica que faço quando viajo e engordo dois quilinhos”, conta.
Como a própria Claudia diz, de nada adianta tanto treino sem uma alimentação adequada, que ela vigia com acompanhamento médico. “O não saudável não está no meu hábito alimentar. Batata frita não é uma coisa de que gosto. Pizza eu não como nunca. Na pizza do Faustão (famosa reunião que o apresentador faz com amigos), eu tenho que comer, mas ele fala ‘Raia vem, bota um japonês’”, revela a atriz aos risos, contando quais são suas tentações. "Eu tenho que me policiar para comer massa, que é algo necessário para quem treina, e que eu não gosto. Agora botou uma leitoa à pupuruca na minha frente, botou um arroz, uma picanha, eu morro”, confessa.
Claudia Raia exibe corpão nas Maldivas (Foto: Reprodução/Instagram)
Descostumada a “comer coisinhas”, Claudia não gosta de doce e nem de “bobagenzinhas”, e incutiu a mesma visão nos filhos. “Os dois comem muitíssimo bem. Claro que eles têm esse momento de ‘ah, quero um sanduíche’, mas não é hábito da nossa casa. Sophia e Enzo abrem a geladeira para comer um lanche, e o lanche é é aipim, queijo branco. É comida, não é besteira”, explica ela, que teve essa mesma orientação da mãe.
“Ela sempre foi muito muito ligada à alimentação. Quando eu era novinha, minha mãe preparava para eu tomar antes de ir para aula o que ela chama de sangue verde”, lembra sobre o pioneiro do suco verde. “Um dia era rúcula, agrião e água de coco com limão. E o outro dia era gema de ovo crua batida com um pedacinho de fígado cru em jejum. Não posso nem ver fígado hoje”, conta a atriz, que credita isso a massa muscular. “Minha mãe me preparou para a demanda que ela achava que eu ia ter”, acrescenta a atriz.
Mas, se Claudia pode “ticar” exercícios e boa alimentação da lista de hábitos para uma vida saudável, dormir bem, que os médicos dizem ser essencial para a saúde, ainda é um item a ser trabalhado. “É o que eu faço de pior porque eu tenho treino de atleta, tenho vida de atleta e não tenho descanso de atleta. Então eu sempre brinco que eu mais acordo do que eu durmo”, explica. “Aliás, dormir não, eu só acordo porque me falta tempo para dormir o quanto eu deveria”, brinca.
Claudia Raia: disciplina para boa forma (Foto: Reprodução Instagram)
Claudia Raia revela segredo da boa forma (Foto: Reprodução Instagram)
Claudia Raia (Foto: Instagram/Reprodução)
Claudia Raia (Foto: Reprodução)

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário