busin
Ciências e Saúde

O mercúrio contido nas vacinas faz mal à saúde? Infectologista tira dúvidas sobre a vacina da gripe




A campanha nacional de vacinação contra a gripe terminou no fim de maio. Entretanto, a imunização ficou abaixo da meta. Com isso, as doses remanescentes foram disponibilizadas para toda a população.
  • A vacina produzida para 2019 protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria/2/87.
Um dos motivos da falta de procura pela vacina da gripe são os boatos, as fake news ou notícias falsas.
O Bem Estar conversou com a infectologista Rosana Richtmann para falar sobre essas notícias:
[FAKE] A vacina é capaz de causar a gripe em quem recebe? Não. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.
[FAKE] O mercúrio contido nas vacinas faz mal à saúde? Não. O timerosal, derivado do mercúrio, é usado como conservante nas vacinas multidoses, ou seja, aquelas que não são doses individuais. As vacinas de campanha geralmente são individuais. A quantidade de mercúrio presente na vacina é muito pequena e já existem estudos que comprovam a segurança desse uso.
[FATO] As vacinas podem causar efeitos colaterais? Sim. Todas as vacinas podem provocar algum tipo de reação, vai depender do tipo de vírus usado.
[FATO] Tomar parecetamol antes da vacina diminui a eficácia? É verdade. Se o paracetamol for usado antes da vacina, ele diminui a quantidade de anticorpos. No entanto, se a criança tiver febre após a vacina, ele pode ser usado sem problemas. A única exceção é a vacina meningo B – como ela dá muita reação de febre, o parecetamol é indicado antes.
[FATO] Tomar a mesma vacina duas vezes não faz mal? Sim. Não existe overdose de vacina. Se não lembra, é melhor tomar do que ficar desprotegido.
[FAKE] Vacinas podem causar autismo? Não!
[FAKE] O sistema imunológico das crianças não suporta tantas vacinas? É mentira. O sistema imune das crianças suporta mais que os mais velhos.
[FATO] Estou com febre, posso tomar a vacina? Verdade. Se a pessoa estiver com febre no dia, não deve tomar a vacina.

Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário