busin
Cariri

Projeto coleta óleo de cozinha e reverte em doação para instituição de Barbalha



Preservar o meio ambiente e realizar uma ação solidária são os objetivos do projeto Eco Juá, realizado pela empresa Sabão Juá, há três anos, em parceria com o Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC), em Barbalha. O trabalho acontece através do recolhimento do óleo de cozinha usado por restaurantes, ambulantes e residências. A quantidade é revertida em dinheiro doado para a instituição que acolhe crianças diagnosticadas com câncer no Cariri.
A Secretaria de Saúde de Barbalha participa da ação conscientizando comerciantes ambulantes que trabalham no Município. “Nós fazemos a inspeções e abordagens. Aproveitamos e recomendamos que não os reutilize no dia seguinte”, explica a coordenadora de Vigilância Sanitária, Nayara Rodrigues.
O óleo recolhido é colocado em um recipiente e enviado para a empresa que o utiliza na fabricação do sabão. Cada litro é convertido em 80 centavos para o IACC. Ano passado, foram arrecadados mais de 33 mil litros, que gerou um repasse de quase R$ 27 mil para a instituição.
Este ano, o trabalho de divulgação, mais uma vez, foi feito na Festa de Santo Antônio, em Barbalha. Apenas nos dois primeiros dias, mais 220 litros foram coletados. Valor acima que o total em todo festejo do ano passado. Mas a ideia é ampliar. “Vamos distribuir alguns pontos de coleta, inclusive na sede da Secretaria de Saúde”, garante Nayara.
Segundo o coordenador o projeto, Magérbio Veríssimo, funcionário da empresa Sabão Juá, a previsão para 2019 é que sejam arrecadados mais de 50 mil litros em toda região do Cariri, que traria ao IACC uma doação de R$ 40 mil.
“A região já abraçou o projeto. Agora, vamos focar muito nas escolas. Isso é importante, porque proporciona um produto de qualidade, contribui para o meio ambiente para não fazer o descarte e ainda é solidário”, completa.
Para se tornar um doador, é só entrar em contato pelo telefone: (88) 3572 7500 ou pelo e-mail: contato@sabaojua.com.br.
O IACC
Fundado há mais de 15 anos, o IACC é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que atende às necessidades psicossociais de crianças e jovens em tratamento contra o câncer. Lá, são acolhidas pessoas de 0 a 19 anos, oferecendo hospedagem, alimentação e apoio também aos seus cuidadores. Atualmente, são 58 pacientes atendidos vindos várias cidades do Cariri. A instituição fica na Rua Divino Salvador, 222, Centro, Barbalha.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário