busin
Ceará

São João do Ceará 2019 anima mês junino com quadrilhas infantis neste fim de semana


O mar vai virar sertão, assim como tinha profetizado Antônio Conselheiro, no século 19. No próximo fim de semana, entre os dias 21 e 23 de junho, o Aterro da Praia de Iracema será palco do maior São João de Capital do Brasil, o São João do Ceará 2019.
Gratuito e voltado para toda a família, o evento é realizado pelo Sistema Verdes Mares. Uma grande infraestrutura será montada e composta por uma Arena Show, por onde passarão atrações musicais regionais e nacionais; uma cidade cenográfica, com brincadeiras divertidas como barraca do beijo, pau de sebo, tomba latas, dentre outras; e um quadrilhódromo - com capacidade para comportar um público de mil pessoas -, que receberá mais de 10 quadrilhas juninas, entre adultas e infantis.
Cada noite do evento terá abertura dos grupos de crianças, a partir das 19h. Em seguida, os adultos comandam a diversão, com quatro espetáculos por dia. No domingo, haverá ainda apresentação de uma quadrilha infantil improvisada.
quadrilha Cai Cai Balão, do Pirambu, levará para a arena de shows um personagem muito caro aos nordestinos. O mestre da cultura Espedito Seleiro será homenageado com o tema "Celeiro do mundo: a arte popular do mestre". "Nós viajamos, em janeiro, e passamos três dias em Nova Olinda, fazendo a pesquisa com ele. Fizemos inclusive um vídeo com a sua participação. Nós conseguimos que ele interpretasse com as crianças", lembra com satisfação o presidente da quadrilha, Fábio Lessa.
Confira vídeo com mestre Espedito Seleiro
A referência ao mestre está inserida em peças de couro no cenário e no vestuário, além do repertório do musical. "Ele ficou superempolgado porque está sendo homenageado, e a gente, inclusive, está calçando as sandálias feitas por ele".
O grupo se reúne para ensaiar a quadrilha logo após o Carnaval, com ensaios três vezes por semana. No entanto, Fábio destaca que a apresentação junina é apenas uma das ações sociais promovidas na comunidade. "Quando termina o período junino a gente dá um tempo e começa a ensaiar o ato natalino, Pastoril Pirambu. Em novembro, paralelo ao pastoril, a gente começa a oficina de percussão do Pirambulando, o bloco de pré-Carnaval infantil da quadrilha".
Para fazer parte de todas atividades, as crianças precisam estar com bom desempenho escolar, garante o presidente da Cai Cai Balão. "Faço acompanhamento. Brigo mesmo, pego no pé, sou chato", diverte-se.
Romeu, Julieta e Carimbó
O São João do Ceará terá ainda a animação da quadrilha Fogo e Lenha, As crianças do bairro Castelo Encantado vão levar para o quadrilhódromo referências ao carimbó, gênero musical popular na região Norte do Brasil com influências das culturas negra e portuguesa.
"Tudo começou no quintal da minha casa, em 1990. Desde pequeno sempre gostei de São João e minha família toda é ligada às festas juninas", relembra o fundador, Cristiano Costa. Até julho, mais de 12 festivais em Fortaleza e no Maracanaú vão apreciar a graça desse ritmo Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
qADRILHAqADRILHA
FOTO: HELENE SANTOS
quadrilha infantil Zé Moringa levará ao público a adaptação de um dos romances mais conhecidos do mundo, criado por William Shakespeare: "Romeu e Julieta do Sertão".
"A história real é trágica, mas a gente trouxe pra cá e fez uma versão mais alegre. No nosso caso, eles comemoram o casamento", adianta o presidente-fundador, César Soares. Nos últimos anos, o grupo abordou a fábula de "Alice no País das Maravilhas", a história de Luiz Gonzaga e "O Menino Maluquinho", mas César faz questão de frisar: "Tudo puxado pro sertão".
PROGRAMAÇÃO 

SEXTA-FEIRA (21) 
Shows 
Cristal Quebrado 
Bonde do Brasil 
Mano Walter 
Felipão 
Zezé di Camargo e Luciano 
Quadrilhas 
Cai Cai Balão (infantil) 
Junina Meu xodo 
Junina So Mi 
Zé Moringa - Adulto 
SÁBADO (22) 
Shows 
A Loba 
Luiza e Maurílio 
Renno 
Henrique e Juliano 
Leo Chaves 
Quadrilhas 
Zé Moringa (Infantil) 
Luz do sertão 
Sanfona Nordestina 
Brilho da Noite 
DOMINGO (23) 
Shows 
Zé Dazefa 
Líbanos 
Lagosta Bronzeada 
Tropikálya 
Noda de Caju 
Quadrilhas 
Fogo e Lenha (Infantil) 
Terra do Sol 
Tradição da Roça 
Brilho do sertão
Serviço
São João do Ceará 2019
Sexta-feira (21) e sábado (22), a partir das 18h, e domingo (23), às 17h
Local: Aterro da Praia de Iracema (Avenida Historiador Raimundo Girão, 800, Praia de Iracema)
Gratuito.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário