busin
Cariri

Centec oferecerá oficinas e apresentará projetos durante a Expocrato



Como oportunidade de divulgar as inovações e o conhecimento desenvolvidos nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e nas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec), o Centec estará com um estande na Expocrato, que acontece de 13 a 21 de julho, no Parque Pedro Felício Cavalcanti, em Crato. Entre as atrações estão diversas oficinas, experimentos científicos e degustação de produtos inovadores da gastronomia regional.
Os visitantes poderão provar o pão de queijo enriquecido com polpa de pequi, sorvete de palma forrageira, biscoitos aromatizados com ervas e cookies enriquecidos com amêndoas. Além disso, serão apresentados ao público a farinha da amêndoa da macaúba, tortas residuais do buriti e da macaúba e óleos de pequi, da macaúba e do babaçu.
Na quinta-feira (18), às 6h, será oferecido um café da manhã sustentável para os trabalhadores da limpeza e visitantes do estande. No cardápio terá: bolo de casca de frutas, pães e tapiocas coloridos com a casca de beterraba, couve e cenoura, torta de talos e cascas de legumes; sucos de cascas de frutas, café e leite.
Sustetabilidade
Na área de meio ambiente, o público poderá aprender a desenvolver um biodigestor caseiro e conhecerá um protótipo de separador de água e óleo, além de um sistema compacto para lava-jatos. Durante todos os dias de evento, os visitantes poderão participar de uma oficina de fabricação de sabão com resíduo do óleo de cozinha.
Já para os interessados em agricultura, o Centec apresentará um sistema de compostagem orgânica, composteira artesanal, composteira com estufa caseira e fará a distribuição de mudas e hortaliças e peixes ornamentais. Também será possível adquirir óleo de cenoura orgânica para inúmeras aplicações e conhecer uma proposta de amaciante caseiro feito com sabonete reaproveitado.
A programação inclui também as apresentações do projeto de Inclusão Sociodigital, do sistema de irrigação de baixo custo, do protótipo de Mini CNC, da políticas públicas na acessibilidade de energias renováveis, do startup da Incubadora do Centec (Intece). Além disso, serão oferece oficinas de robótica educacional, impressão 3D e confecção de Placa de Circuitos Impressos (PCB).

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário