busin
Ciências e Saúde

Teste na panturrilha mostra como está a saúde dos músculos


Valor de referência da circunferência da panturrilha — Foto: Arte/TV Globo

A panturrilha, conhecida também como batata da perna, é considerada o segundo coração do nosso corpo, ou o “coração de baixo”. Ela é importante para o sistema circulatório, pois ajuda no trajeto de volta do sangue das pernas para o músculo cardíaco. Quem se preocupa com a panturrilha garante força para ter coisas: caminhar, se equilibrar e ficar parado em pé.

Além de ser o nosso segundo coração, ela também mostra como está a saúde dos nossos músculos. A circunferência da panturrilha é a medida mais sensível de massa muscular nos idosos, pois indica alterações na massa magra que ocorrem com a idade e com a diminuição de atividade física.
A geriatra Ana Beatriz Tomasso explica que, se a pessoa não tem nenhum problema com inchaço ou circulação, a panturrilha pode ser um marcador da quantidade muscular. “A medida da circunferência pode indicar saúde muscular ou sarcopenia”.

O valor de referência no Brasil é de 34 cm para mulheres e 35 cm para homens. Circunferências abaixo desse valor são preocupantes, pois demonstra uma diminuição da força muscular, desnutrição. E como fazer o teste? A medida pode ser realizada com a pessoa deitada ou sentada.

Sarcopenia

A sarcopenia é o processo natural e progressivo de perda de músculos, característicos do envelhecimento. Quanto menos músculos, menor a força e funcionalidade. Após os 50 anos, a pessoa perde uma quantia significativa de massa muscular por ano, e alguns fatores aceleram o fenômeno, como sedentarismo, ingestão pobre em proteínas, doenças crônicas e hospitalização.
A falta de energia pode estar ligada a perda de músculos. Para amenizar a perda, uma receita simples: atividade física regular. Pode ser musculação, caminhada, bicicleta. O ideal é realizar 150 minutos de exercícios por semana.

Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário