busin
Cariri

Estudantes barbalhenses farão intercâmbio na China



                                                                        Foto: Divulgação/Seduc 

Um grupo formado por 10 alunos e a diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Almiro da Cruz, em Barbalha, participarão de um intercâmbio na cidade de Dalian, na China, entre os dias 14 e 19 de agosto. A viagem é fruto de um protocolo de intenções assinado entre os governos do Ceará e da cidade chinesa. Os estudantes cursam a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e conhecerão, pela primeira vez, outro país.
O Governo do Ceará pagará as passagens e despesas com documentação e a Prefeitura de Dalian ficará responsável pela hospedagem e alimentação. A viagem começa no próximo dia 12. Lá, os estudantes apresentarão uma dança regional, com ênfase no Ceará, com as músicas Aquarela do Brasil, Baião de Dois e Ceará Terra da Luz.
A aluna Eva Lucena considera a viagem uma experiência importante. “Vai ser incrível para gente. Vamos conhecer a cultura e como vivem as pessoas de lá. Eu me sinto muito realizada e feliz porque nunca imaginei viajar para outro país, ainda mais para a China. Agradeço a todos que proporcionaram essa viagem”, comemora.
A diretora Eliane Ferreira ressalta que é uma oportunidade única. “Esta será para alguns alunos a primeira viagem e já irão para a China. Eles vão levar a experiência do Ceará, a riqueza cultural do nosso estado e irão trazer muito conhecimento com relação à cultura chinesa e dos outros 19 países que estarão na Semana Internacional de Intercâmbio Cultural e Artístico de Jovens”, diz a gestora.
As 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), localizadas no Interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) realizaram a seleção em suas regiões e enviaram as selecionadas para a Seduc, que, por intermédio de uma comissão, avaliou os grupos artísticos e escolheu o da Escola Almiro da Cruz.

A escola

A EEMTI Almiro da Cruz é a primeira em Tempo Integral da Crede 19. Está localizada na zona rural de Barbalha e recebe estudantes, principalmente do bairro Malvinas, mas também do Barro Branco; do Sítio Brejinho e Brejão, de Santa Tereza, Cirolândia, além de alunos da zona urbana e até do município vizinho de Missão Velha.
Por ser de Tempo Integral, a Escola tem eletivas na área das artes: Música (Banda A Flor de Pequi) e Dança. Os estudantes já foram premiados em festivais de dança e música. Conquistaram a 1ª colocação na modalidade Música Autoral, da Crede 19, na etapa regional do Festival Alunos Que Inspiram 2019.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário