busin
Cariri

Juazeiro do Norte recebe espetáculo ‘Abajur Lilás’


Foto: Divulgação
Escrito há cinco décadas, no no auge da ditadura militar, pelo dramaturgo Plínio Marcos, autor duramente perseguido e censurado durante a década de 1970, o espetáculo Abajur Lilás (Grupo Imagens de Teatro / Fortaleza-CE) estará no Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, em Juazeiro do Norte, nos próximos dias 13 e 14, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é 18 anos.
Em cartaz há 10 anos, a história se passa em um bordel, “O Leite da Mulher Amada”, comandado por “Giro”, o tirano que impõem sua força bruta num ambiente repleto de sonhos e desafetos.
Grupo Imagens de Teatro pesquisa a dramaturgia da cidade focada nas pessoas que habitam e resistem nos grandes centros. Foi na rua que os artistas mergulharam em uma pesquisa etnográfica, onde vivenciaram experiências nos “inferninhos” como os cinemas pornôs, casas de prostituição, saunas, bares e afins.
Essas experiências e convívio na rua tornaram a encenação mais rica e repleta de um teatro pungente e vivo. Tornando-se uma obra atual, pois, no cotidiano, esses personagens estão habitados em cada esquina da capital Fortaleza.
Origem
Criado em janeiro de 2001, o grupo nasceu com o estudo para montagem do espetáculo Imagens, de Benedito Rodrigues Pinto. O diretor Edson Cândido já havia montado um espetáculo do mesmo autor, Meia-Sola, no estado de São Paulo e, a partir dessa segunda experiência, enveredou pela linha de montagem realista de autores ditos “malditos”.
Desde aquelas primeiras experiências até hoje, o Imagens de Teatro vem acumulando uma bagagem de quase quinze anos de pesquisa, montagem e apresentação de espetáculos, adaptando-se, nessa trajetória, aos mais diversos espaços, desde palcos tradicionais a galpões, bares e ambientes bem alternativos, disseminando a cultura teatral e formando plateia em todo o país.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário