busin
Cariri

Projeto leva memória da Festa do Pau da Bandeira às escolas de Barbalha


Foto: Antonio Rodrigues
Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2015, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, é tema do projeto Memória da Festa nas Escolas, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ação promoverá atividades em 16 escolas da “terra dos Verdes Canaviais” com o objetivo de garantir a preservação e promover a memória da manifestação cultural. A primeira etapa acontece hoje e amanhã (19).
Nesta semana, quatro escolas de Ensino Fundamental do município estão sendo visitadas. Entre as atividades propostas estão exposição fotográfica sobre a festa; palestra sobre a história da manifestação e a suas transformações ao longo do tempo; apresentação de uma banda cabaçal e o depoimento de um carregador, que compartilhará suas memórias sobre o bem cultural.
Ao longo dos próximos quatro meses, a programação será reproduzida nas outras instituições de ensino de Barbalha e servirá de subsídio para que professores desenvolvam outras atividades educativas envolvendo a festa. A expectativa é que cada encontro reúna uma média de 70 a 100 alunos.
A festa
Manifestação cultural do Ceará, a Festa do Pau da Bandeira é uma celebração popular que, desde 1928, antecede os festejos do dia de Santo Antônio, 13 de junho, marco que dá início às comemorações juninas no Brasil. Em 2015, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e inscrita no Livro de Registro das Celebrações pelo Iphan.
Trata-se de uma grande celebração que acompanha a versão local do costume de erguer, em frente à Igreja Matriz, um tronco de grande porte para receber a bandeira do santo padroeiro da cidade. A data central da Festa é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do carregamento e hasteamento do pau da bandeira.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário