busin
Cariri

Aeroporto de Juazeiro do Norte debate perigo do uso de drones



Foto: Evilyn Guedes
O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, realizará, na próxima quarta-feira (30), o ‘Dia S’ para divulgar e promover ações de Segurança Operacional junto à sociedade. O projeto oferecerá palestras sobre conscientização quanto aos perigos relacionados à operação de drones — veículo aéreo não tripulado (VANT), também conhecido como aeronave remotamente pilotada. O encontro acontece no auditório do SEST/SENAT, em Crato, a partir das 8 horas.
O evento terá a participação de profissionais da região que utilizam drones, pilotos, comunidade aeroportuária, órgãos de Segurança Pública e representante do Cindacta III, que irá promover palestra e alertar sobre os possíveis impactos que o uso indiscriminado desse tipo de aparelho pode causar à segurança das operações aeroportuárias.
Contará ainda com palestra de representante da Polícia Federal que abordará o tema responsabilidade civil, criminal e enquadramento previsto no Código Penal Brasileiro.
“O evento busca a promoção da segurança operacional através da conscientização e educação da comunidade sobre o uso correto da tecnologia de drones. Tendo em vista os impactos negativos que esses equipamentos têm causado recentemente às operações nos aeroportos, campanhas dessa natureza são fundamentais para reforçar a importância de cada um de nós para a prevenção de acidentes aeronáuticos”, afirmou a gerente da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) de Juazeiro do Norte, Eliana Motta.
Regulamentação
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), antes de iniciar a operação de um drone no país, o responsável pelo equipamento precisa fazer o registro junto ao órgão. Já os equipamentos com peso máximo de decolagem menor que 250 gramas estão dispensados do registro.
Para operar drones é necessário também seguir as regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de utilização do espaço aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário