busin
Cariri

Estudantes de Educação Física bloqueiam entrada do IFCE de Juazeiro do Norte



Foto: Toni Sousa/SVM
A entrada do campus de Juazeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi bloqueada, na manhã desta terça-feira (01), pelo segundo dia consecutivo, por estudantes do curso de Educação Física da própria instituição. Os alunos cobram que um apostilamento seja assinado pelo reitor, reconhecendo sua graduação como Bacharelado e Licenciatura.
Com cartazes, faixas e apitos, os estudantes não permitiram a entrada de nenhum aluno ou professor dentro do prédio, com exceção dos estudantes do Ensino Médio. De acordo com o estudante Geovani Loureto Duarte, representante do Centro Acadêmico de Educação Física, a medida visa causar um constrangimento e pressionar o reitor para  assinar o apostilamento – uma espécie de certificado de autenticidade.
“Os CME (conselhos municipais de educação) traz a questão da diferença entre bacharel e licenciado. O IFCE não se adequou, mas por conta da carga horária e do nosso currículo, a gente tem essa legalidade. Existe uma Portaria que dar direito a alguns campus. A URCA e UVA já tem esse direito assegurado. Só o IFCE não tem esse direito”, afirma Geovani.
O estudante conta que a Reitoria alegou que o documento ainda não foi assinado porque aguarda um posicionamento do Conselho Regional de Educação Física (CREF). Por outro lado, os alunos acreditam que isso não tem necessidade, já que o Ministério da Educação já autorizou com a Portaria. “A gente fica de mãos atadas”, completa Geovani.
Sem os títulos de Bacharel e Licenciado em Educação Física, isso também prejudica os profissionais já formados no campus de Juazeiro do Norte. Alguns deles, entraram com ações judiciais, depois de terem sido autuados pelo CREF. “Acaba fechando academias, pessoas perdendo emprego, sendo prejudicadas. É um caso de saúde pública. É de suma importância que nossa luta seja reconhecida pela sociedade”, completa o acadêmico.
Até o momento do fechamento desta matéria, a Reitoria do campus de Juazeiro do Norte do IFCE não se manifestou.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário