busin
Ciências e Saúde

Sol ajuda na prevenção da osteoporose




Dez milhões de brasileiros, principalmente mulheres, têm osteoporose – uma doença que atinge os ossos e que pode ser prevenida. Ossos mais fracos aumentam o risco de quedas, principalmente entre os idosos.
Mas como evitar a osteoporose? Os cuidados para evitar lesões graves no futuro devem começar já na infância. Entretanto, nunca é tarde para reforçar a prevenção. Além de atividade física para fortalecer músculos e ossos, a pessoa deve ter uma alimentação adequada e ingerir proteína, cálcio.
O sol também tem um papel importante na prevenção da osteoporose, porque ele ajuda o nosso corpo a fabricar vitamina D, um hormônio essencial para levar o cálcio que a gente consome para as células.
Os cuidados para evitar lesões graves no futuro devem começar já na infância. — Foto: Getty ImagesOs cuidados para evitar lesões graves no futuro devem começar já na infância. — Foto: Getty Images
Os cuidados para evitar lesões graves no futuro devem começar já na infância. — Foto: Getty Images

Fatores de risco

Entre os fatores de risco para a perda óssea estão a idade avançada, sexo feminino, baixo índice de massa corpórea, vida sedentária, cigarro e uso de glicocorticoides.

Quais os sintomas da osteoporose?

A osteoporose não dá sintomas, a pessoa não sente dor. O maior risco da osteoporose é a fratura. Uma fratura no fêmur, costela, coluna, tem um impacto muito significativo na saúde do idoso.

População de risco para osteoporose

A osteoporose é uma doença que acomete mais mulheres depois da menopausa, mas os homens também têm e a mortalidade após fratura de fêmur, por exemplo, é duas vezes maior nos homens do que nas mulheres. Por isso, a prevenção é importante.
Podcast Bem Estar — Foto: Comunicação/GloboPodcast Bem Estar — Foto: Comunicação/Globo
Podcast Bem Estar — Foto: Comunicação/Globo

Ouça o podcast do Bem Estar

O Bem Estar agora tem um podcast. Toda quarta-feira um novo assunto sobre saúde e qualidade de vida.
Você pode ouvir Bem Estar no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga Bem Estar para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário