busin
Cariri

Relógio da Praça Padre Cícero, em Juazeiro, será retirado para recuperação



Foto: Anderson Duarte
O relógio da Coluna da Hora, na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, será retirado nesta quarta-feira (20), a partir das 9 horas, para iniciar a sua restauração. O serviço será feito pelo mestre Geraldo Ramos Freire que, aos 91 anos, como relojoeiro e sineiro, se dispõe a realizar a tarefa de entregar o equipamento totalmente recuperado, depois de anos sem passar por uma manutenção especializada.
A secretária executiva de Cultura de Juazeiro do Norte, Regivânia Belisário, afirma que esta, possivelmente, seja a última grande restauração realizada pelo mestre Geraldo e “justamente com um trabalho representativo de um dos símbolos da cidade”, ressaltou.
Este relógio é um dos três confeccionados na cidade pelo artesão e mecânico contemporâneo do Padre Cícero, Pelúsio Correia de Macedo. Sua recuperação será completa, desde a máquina mecânica até as peças.
A Coluna da Hora faz parte da última etapa de reforma da Praça Padre Cícero, dentro de um complexo de ações desenvolvidas, que incluem  a recuperação do seu traçado original, a inserção do piso intertravado em seu entorno, obras de drenagem, nova iluminação com substituição dos postes. paisagismo e jardinagem, além da construção da Alameda Juazeiro – Centro Gastronômico Rita Araújo da Silva.
A obra também inclui a restauração da estátua do Padre Cícero de bronze, no centro do equipamento, que foi inaugurada pelo próprio sacerdote em 1925. O investimento total é de R$ 4,5 milhões.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário