busin
Ciências e Saúde

Sol na pele: sim ou não?


O uso do protetor solar é imprescindível. Aplique diariamente para proteger a pele — Foto: Chezbeate/Pixabay
Responda qual alternativa é a correta:
A. Devemos tomar Sol todos os dias para fazer vitamina D, pois boa parte das pessoas está com níveis baixos desta vitamina que é muito importante para os ossos e para as funções orgânicas.
B. Não devemos tomar Sol sem protetor solar. Os raios de sol incidindo diretamente podem levar ao câncer de pele que, por sinal, é um dos mais frequentes nos dias de hoje.
C. As duas anteriores.
Qual é a correta?
Alternativa C. Não é contraditória: tudo depende do tempo e da hora do dia em que ficamos expostos aos raios solares.
Sim, precisamos tomar Sol diariamente para fazer vitamina D. O Sol é a principal fonte deste nutriente essencial uma vez que a concentração de vitamina D na alimentação normal e cotidiana é muito baixa. A vitamina D está presente principalmente em peixes de águas profundas que não fazem parte da alimentação diária de adultos e muito menos das crianças.
Para se ter uma ideia, precisaríamos ingerir – todos os dias- aproximadamente 100g de salmão “selvagem”, não criado em cativeiro de pisciculturas, para suprir as necessidades diárias de vitamina D. Muito difícil, não é mesmo?
O Sol, portanto, garante 90% do nosso aporte de vitamina D. Apenas 10% das necessidades diárias vêm com a alimentação.
Por isso cabe a pergunta:
Qual é a melhor hora para tomar Sol?
Turistas aproveitaram o dia para tomar sol — Foto: Ivair Vieira Jr / G1Turistas aproveitaram o dia para tomar sol — Foto: Ivair Vieira Jr / G1
Turistas aproveitaram o dia para tomar sol — Foto: Ivair Vieira Jr / G1
Vamos entender: o Sol tem dois tipos principais de raios: UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B). Os UVA estão presentes todos os dias e em todas as estações do ano. São os que produzem manchas, rugas e envelhecimento da pele. Já os UVB aparecem em maior intensidade no meio do dia, entre 10 e 16 horas, principalmente nos meses de verão. São os raios que mais nos fazem produzir vitamina D. Assim sendo, o melhor horário para tomar Sol seria entre 10 e 15 horas. Por outro lado, são os raios que queimam e deixam a pele vermelha.
Ambos- UVA e UVB- podem causar câncer de pele. Como fazer, então?
O consenso atual recomenda o seguinte: devemos tomar Sol no máximo 10 a 15 minutos entre 12 e 15 horas. Crianças incluídas, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Fora deste tempo, usem protetor solar. Lembrando que um produto com fator de proteção 30 impede exposição de até 93% dos raios UVB.
Portanto, devemos, sim, tomar 10 a 15 minutos Sol, de preferência no meio do dia, para fazer a vitamina D. Fora deste período, use sempre o protetor para evitar exposição exagerada e principalmente o câncer de pele.

Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário