busin
Cariri

Crato lança Programa de Aração de Terras 2020



Foto Hélio FIlho
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos de Crato (SMDARH) lança, na manhã desta segunda-feira (02), o Programa de Aração de Terras 2020 (PROARA 2020), no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município. A iniciativa vai beneficiar 500 famílias de pequenos produtores com aração e gradagem das terras agricultáveis da zona rural da “Princesa do Cariri”.
O programa visa facilitar a vida do homem do campo no processo de cultivo da terra, aumentar a produção agrícola, bem como promover a melhoria da geração de renda no município. Além disso, vai proporcionar condições favoráveis a produção agrícola com incentivo a diversificação das culturas, como arroz, milho, feijão, amendoim, mandioca, batata, melancia, jerimum, entre outras.
O programa irá contratar tratores para realizar a aração da terra, aumentando assim a área a ser cultivada, evitando práticas agrícolas, como as queimadas, preservando o meio ambiente.
De acordo com o gestor da SMDARH, Carlos Freires, inicialmente é realizado o cadastro dos pequenos produtores por técnicos da própria Secretaria ou ainda diretamente nos distritos, em locais e horários pré-definidos. O serviço de gradagem das terras será ofertado pela gestão municipal, sem custo para o agricultor, com limites de 0,1 a 0,2 hectares por beneficiário, ou seja, até 6,3 tarefas.
“Este ano, pretendemos contratar quatro tratores para trabalhar nas propriedades rurais, arando 300 hectares de terras, totalizando 990 tarefas”, enumera o secretário. O investimento na ação é de R$ 72.532,52, distribuídos nos seguintes distritos e comunidades: Brejo dos Muniz; Sítio São José; Santa Rosa; Santa Fé; Monte Alverne; Ponta da Serra; Dom Quintino; Campo Alegre; Belmonte; Bela Vista; Baixio das Palmeiras.
A ação acontece a cada início de ano e se integra a outros programas que visam promover a agricultura, dando melhores condições de trabalho e dignidade para o homem e para a mulher do campo, a exemplo do Garantia Safra e do Programa Hora de Plantar.
São beneficiários do PROARA os pequenos produtores, agricultores familiares rurais, preferencialmente detentores de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e/ou que se enquadrem na mesma.

Fonte: DN

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário