busin
Ciências e Saúde

Papai Noel mostra que idade não é sinônimo de cansaço



Quantos anos tem o Papai Noel? Quando ele ficou popular, nos anos 1930, na Europa, ele tinha cerca de 60 anos. O especialista em longevidade do Bem Estar, Jorge Félix, investiu a fundo a idade do bom velhinho.
A figura do Papai Noel foi inspirada em um bispo turco chamado Nicolau, mas ela só se popularizou no mundo como um dos principais símbolos do Natal em 1886 graças aos traços do cartunista alemão Thomas Nast.
Mas qual a diferença entre o bom velhinho daquela época com o de hoje em dia? Na verdade, a principal marca do envelhecimento nos dias de hoje é que a nossa idade vivida está totalmente descolada da nossa idade biológica. O resultado são vários tipos de idosos. Na época em que o Papai Noel foi criado a ideia de velhice era uma só.
Papai Noel — Foto: TV Globo/ReproduçãoPapai Noel — Foto: TV Globo/Reprodução
Papai Noel — Foto: TV Globo/Reprodução
Do início do século até hoje, os brasileiros ganharam mais de 40 anos de expectativa de vida ao nascer. Uma grande conquista, mas o maior desafio agora é que esses anos a mais sejam também com qualidade de saúde para toda a população.
A expectativa de vida nos países ricos sempre foi maior do que nos países mais pobres, justamente porque quanto maior a desigualdade social, menor a nossa expectativa de vida. Apesar de avançarmos todos os anos um pouquinho, estamos entre os 10 países com a menor expectativa de vida.
00:00/08:34
Papai Noel mostra que idade não é sinônimo de cansaço

E o que a gente pode fazer para melhorar essa expectativa?

Seguir essas orientações pode fazer com que a expectativa de vida das pessoas cresça com qualidade e saúde:
  • Alimentação balanceada
  • Atividade física
  • Controle de doenças crônicas
  • Não fumar
  • Acesso à saúde
  • Relacionamentos (ter uma rede de amigos/família)
  • Cérebro ativo

Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário