busin
Ciências e Saúde

Leptospirose: não existe vacina para uso humano




As chuvas trazem transtornos para a rotina, trânsito, prejuízos, mas também ameaçam a nossa saúde. Uma das doenças das enchentes é a leptospirose, transmitida pelo rato e que pode matar.
A leptospira é uma bactéria que tem muitos animais como hospedeiros. Eles eliminam a bactéria através da urina. Em enchentes, as pessoas ficam mais sujeitas ao contato com a bactéria, porque a água do esgoto se mistura com a da chuva. A contaminação acontece pelo contato com a pele.
A leptospira sobrevive no meio ambiente por até seis meses depois do alagamento. E, por não existir uma vacina de uso humano contra a doença, é muito importante a prevenção.
“A doença pode acontecer de um dia até 30 dias depois do contato. Quem entrou em contato com a enchente, desprotegido, se apresentar um quadro clínico de febre e outros sintomas em até um mês, precisa lembrar de avisar o médico que entrou em contato com a água da enchente”, alerta a infectologista Rosana Richtmann.
A contaminação acontece através do contato com a pele e mucosas. Toda limpeza deve ser feita com proteção. É importante proteger as mãos com uma luva grossa e os pés com galochas. Quem não tiver, pode usar um saco de lixo grosso amarrado nas mãos e pés.
Descarte tudo que teve contato com a enchente — Foto: Arte/TV GloboDescarte tudo que teve contato com a enchente — Foto: Arte/TV Globo
Descarte tudo que teve contato com a enchente — Foto: Arte/TV Globo
Para limpar a casa, use água sanitária (dois copos tipo americano) para cada 20 litros de água. Lave pisos, paredes e bancadas. Descarte todos os alimentos que entraram em contato com a água da enchente, inclusive os fechados. Lave as roupas e os moveis com água e sabão. Tábua de madeira, chupeta, mamadeira, ração e medicamentos também devem ser descartados.

Sintomas

Os sintomas são parecidos com os de outras doenças. Por isso, é importante avisar que entrou em contato com água de enchente. Na fase inicial, entre os sintomas estão febre alta, náusea e enjoo, dor muscular (principalmente na panturrilha) e icterícia. Na fase mais grave, a pessoa apresenta hemorragia, sangramento pulmonar e insuficiência renal. O tratamento é feito com antibiótico.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito com exame de sangue. Já o tratamento é feito com antibiótico simples, como penicilina. Sem tratamento, a leptospirose pode causar danos renais e hepáticos e até mesmo a morte.

Outras doenças

Outras doenças que aparecem nas enchentes são a hepatite A e o tétano. As duas podem ser prevenidas com vacinas.
 — Foto: Comunicação/Globo — Foto: Comunicação/Globo
— Foto: Comunicação/Globo

Ouça o podcast do Bem Estar

O Bem Estar agora tem um podcast. Toda quarta-feira um novo assunto sobre saúde e qualidade de vida.
Você pode ouvir Bem Estar no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga Bem Estar para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário