busin
Ciências e Saúde

Por que a água é tão importante para a saúde?


Por que a água é tão importante para a saúde?
“Beba água” – uma frase simples, mas muito significativa. E por que é tão importante se hidratar, principalmente no verão? Isso acontece porque quando está muito quente, nós perdemos mais líquido com a transpiração e o corpo perde água e sais minerais. Principalmente as crianças e os idosos, como explicou o nefrologista Décio Mion, no Bem Estar desta quarta-feira (5).
É necessário beber, em média, cerca de dois litros de água por dia, seja no frio ou no calor, mas tem gente que não consegue de jeito nenhum.
Cerca de 80% do corpo é formado por água, inclusive o sangue. A água que bebemos entra nos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo, ou seja, o sangue passa a circular melhor. Quando uma pessoa desmaia por desidratação, ela tem uma isquemia cerebral, que é a falta de sangue no cérebro.
Sintomas da desidratação — Foto: Arte/TV GloboSintomas da desidratação — Foto: Arte/TV Globo
Sintomas da desidratação — Foto: Arte/TV Globo
A desidratação pode se tornar um quadro grave, causando até convulsão. Veja os sintomas da desidratação:
  • Tontura
  • Fraqueza
  • Mal-estar
  • Desmaio
  • Boca seca
  • Pele seca
  • Sede
Você já reparou na sua urina? A cor do xixi pode te ajudar a saber se você bebeu a quantidade certa de água. Quem bebe bastante água fica com o xixi claro. Já o xixi mais amarelado e com cheiro concentrado é sinal de pouco líquido.
"Olhe a sua urina. Se estiver clara você está bem hidratado. Quanto mais amarelo, mais desidratado". O nefrologista lembra que o xixi da manhã geralmente é mais escuro, porque estamos dormindo e desidratando.

Idosos e água

Você sabe por que o idoso sente menos sede? Geralmente, sentimos sede quando os rins têm menos volume de água. Os rins passam a eliminar menos xixi para reter o que ainda tem no corpo. O cérebro recebe um alerta de que os rins estão com pouca água e sentimos sede. No idoso, essa reposta da sede é diminuída, por isso ele não sente tanta sede.
"A gente precisa oferecer água, lembrar que a pessoa precisa tomar líquido, porque às vezes o idoso pode esquecer e isso pode levar a uma desidratação", explica o nefrologista.
 — Foto: Comunicação/Globo — Foto: Comunicação/Globo
— Foto: Comunicação/Globo

Ouça o podcast do Bem Estar

O Bem Estar agora tem um podcast. Toda quarta-feira um novo assunto sobre saúde e qualidade de vida.
Você pode ouvir Bem Estar no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga Bem Estar para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário